fevereiro 22, 2025 16:39

Omar Aziz destaca aprovação da primeira Reforma Tributária elaborada numa democracia

O senador Omar Aziz (PSD) destacou, durante a aprovação da Reforma Tributária no Senado, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a participação do senador Eduardo Braga (MDB) na elaboração da primeira lei tributária feita numa democracia. Agora, a matéria vai para votação no plenário e, depois, será enviada para os deputados na Câmara Federal.

“Quero parabenizar o senador Eduardo Braga, que teve, sem dúvida, uma grande articulação de ouvir vários setores. Fazer uma Reforma Tributária em um país que tem as desigualdades sociais que o Brasil tem, desigualdades regionais que o país tem e que você tem que ceder para algumas regiões porque elas não tiveram essa oportunidade lá atrás. É a primeira lei tributária que é feita em uma democracia. As outras foram feitas impostas por uma ditadura”, enfatizou.

Omar Aziz afirmou ainda que na época da ditadura, o Congresso e a sociedade não foram ouvidos e que a nova Reforma Tributária era um avanço importante para que o povo brasileiro entenda o quão é importante a discussão.

“Eu quero saber qual foi o dia que esse Congresso Nacional desde a sua criação recebeu tantos segmentos da sociedade para debater impostos, exonerações e para discutir as desigualdades e ter conhecimento das desigualdades e dificuldade de cada região. Essa reforma proporcionou isso ao Senado”, afirmou.

O senador do Amazonas disse que estava muito feliz em fazer parte dessa Legislatura e estar entregando ao país a Reforma Tributária.

“É impossível Eduardo agradar a todos e no possível que foi feito você tentou fazer o melhor tenho certeza disso como sempre foi a sua trajetória de vida desde a época que lhe conheço como vereador. Errar é humano, agora discutir a Reforma Tributária jogando para o público é fácil eu mesmo me coloco sobre umas questões que eu sou contrário. O senador Eduardo Braga sabe, mas não é o momento para se discutir isso. Porque não vai me dar ou tirar um voto lá na frente”, ponderou.

Futuro da Reforma Tributária

Na avaliação de Omar Aziz, muitas das medidas da Reforma Tributária irão ocorrer no  futuro a partir de quando ela for implantada. “Muitos de nós não estaremos vivos quando essas soluções chegarem até porque não vai ser amanhã que ela vai ser implantada, mas para as futuras gerações. Coisa que não tivemos a oportunidade com Getúlio Vargas, coisa que não tivemos oportunidade com a ditadura militar quando Roberto Campos impôs uma Reforma Tributária para o país. Então independente de quem está a favor ou contra é histórico esse momento para o Senado federal”, afirmou.

O senador disse ainda que a nova regra tributária não é importante somente para um setor, mas para todos os setores produtivos do Brasil com as suas dificuldades de infraestrutura. “A minha região mesmo passando por seca e dificuldades num momento difícil que vive o estado do Amazonas, nós vamos sobreviver a isso, mas vamos sobreviver porque a gente sabe como sobreviver ninguém precisa ensinar a gente. Os nordestinos, o próprio Centro Oeste que nos dá essa pujança em ter a maior produção de grãos do mundo. Vou votar a favor, mas é natural que numa situação tão complexa como é a Reforma Tributária haver divergência, mas de forma nenhuma dizer que essa reforma vai ficar pior do que está”, destacou.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Imagens: Reprodução

Últimas Notícias

Semasc intensifica ações para combater uso de crianças pedindo dinheiro nos semáforos de Manaus

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou uma grande ação, nesta sexta-feira, 21, em seis...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!