fevereiro 22, 2026 13:24

DNIT declara situação de emergência em Porto de Humaitá

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Amazonas, Orlando Fanaia Machado, por intermédio da Portaria nº 6.818 de 4 de dezembro, publicada no Diário Oficial da união (DOU) nesta terça-feira, 5, confirmou a declaração de emergência (SEI nº 16368514) verificada na instalação portuária de pequeno porte no município de Humaitá (a 701 quilômetros de Manaus).

De acordo com informações preliminares da população, o terminal hidroviário de Humaitá, que custou aos cofres públicos R$ 30 milhões do governo federal, não vem funcionando com toda sua capacidade estrutural desde a inauguração. O porto vem causando problemas ao transporte modal hidroviário prejudicando o abastecimento de cargas e passageiros que utilizam as embarcações.

O problema vem ocorrendo em suas boias de sustentação de ferro que, continuamente com o enferrujamento da plataforma, prejudicam a continuidade do trabalho. O porto funciona durante três meses por ano e depois fica em manutenção. Outro agravante acontece no período da seca quando passageiros e cargas ficam sem um local adequado para locomoção e muitos distantes para chegar até a margem.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Reprodução

 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!