fevereiro 24, 2025 08:24

Senadores amazonenses serão decisivos para aprovação de Dino ao STF

O ministro da Justiça, Flávio Dino, fez na terça-feira, 12, sua última peregrinação pelos gabinetes dos senadores antes da sua sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A reunião que foi importante contou com a participação do presidente Lula para articular junto com o senador Omar Aziz (PSD-AM), membro da maior bancada do senado e Eduardo Braga (MDB-AM), o  segundo maior partido do Senado, para analisar o nome do indicado de Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF) está marcada para esta quarta-feira, 13.

Após a visita de Dino, o líder da bancada do MDB, senador Eduardo Braga (AM), disse não ver “dificuldade” de todo o partido votar pela aprovação do ministro. Ao todo, a sigla conta com 11 senadores, atrás apenas de PSD (15) e PL (12).

“Além do meu próprio voto, não vejo dificuldades da bancada votar unida no nome de Flávio Dino, nesta quarta-feira, na CCJ”, acenou Braga.

Para ser aprovado, Dino precisa reunir ao menos 41 votos em plenário. Além do MDB, o ministro de Lula se se reuniu mais cedo com a bancada do PSD, do senador Omar Aziz (PSD-AM) e com a bancada feminina.

“Tenho conversado com todos que manifestam abertura ao diálogo. Não tenho visão preconceituosa com partidos”, disse Dino.

Como será a sabatina?

Antes de um encontro com toda a bancada do MDB, Dino também esteve com Alessandro Vieira (MDB-SE) e com Styvenson Valentin (Podemos-RN).

Vieira chegou a anunciar que vai tentar separar as sabatinas do indicado ao STF e do indicado à Procuradoria-Geral da República (PGR), Paulo Gonet.

As duas foram agendadas para ocorrer simultaneamente, o que foi classificado pela Transparência Internacional como “um completo ‘faz de conta’ de controle do Legislativo às nomeações do Executivo”.

Reunião PSD

O ministro Flávio Dino e o subprocurador Paulo Gonet, escolhido para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR), também fizeram ontem, uma última ofensiva em busca de votos de senadores para terem seus nomes confirmados nos respectivos cargos.

Dino participou de uma reunião com a bancada do PSD, do senador Omar Aziz (PSD-AM), a maior do Senado, com 15 parlamentares. A expectativa é que o presidente do partido, Gilberto Kassab, também esteja no encontro.

Ao chegar, Dino disse que estava otimista com sua aprovação.

“Está indo bem tranquilo, o clima é muito bom” disse Dino.

Gonet, por sua vez, esteve no gabinete de Humberto Costa (PT-SP) e deve também se reunir com integrantes do PSD, na sequência.

 

 

Com informações de O Antagonista e Folha de Pernambuco

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Polícia Federal faz operação no TJAM

Equipes da Polícia Federal estão nas ruas de Manaus desde as primeiras horas da manhã de hoje, 24. Os...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!