fevereiro 22, 2024 10:13

Bruno Dantas é reeleito presidente do TCU

O atual presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, foi reeleito nesta quarta-feira (14) para o cargo no ano de 2024.

Dantas está no cargo desde julho de 2022, quando assumiu interinamente o posto depois da aposentadoria de Ana Arraes, e foi eleito presidente no final do ano passado. Vital do Rêgo foi escolhido novamente vice-presidente da Corte. Os mandatos vão de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024.

Em novembro, Dantas foi eleito para compor o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU) entre 2024 e 2030. É a primeira vez que um representante da corte de contas brasileira assume a função. Atualmente, a vaga é ocupada pelo Chile, que tem mandato até junho de 2024.

O colegiado, responsável por auditar as contas da própria ONU, é composto de três auditores-gerais de instituições de controle de países-membros. Para ocupar o cargo, Dantas não deixará a presidência do TCU.

Bruno Dantas é formado em Direito e tem pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É doutor e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor da graduação, mestrado e doutorado da UERJ e dos programas de mestrado e doutorado da Fundação Getulio Vargas e da Universidade Nove de Julho.

Aprovado para vagas em diversas instituições públicas, optou pela carreira no Senado Federal, onde ingressou como Consultor Legislativo em 2003, aos 25 anos. Em 2007, foi nomeado Consultor-Geral daquela Casa, função que ocupou por quatro anos. Assumiu o cargo de ministro do TCU em 2014.

 

 

Com informações da Gazeta do Povo

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

RR: MP recomenda que ALE suspenda contrato de R$ 9 milhões para compra de móveis planejados de luxo

Roraima - O Ministério Público de Roraima (MPRR) emitiu uma recomendação à Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para suspender...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!