junho 15, 2024 06:37

Deputados fazem balanço na última Sessão Plenária de 2023

spot_img

Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizaram um balanço do trabalho na quinta-feira, 14, durante a última Sessão Plenária do ano. O presidente da Aleam, Roberto Cidade (União Brasil), subiu à Tribuna para fazer uma prestação de contas e avaliou que 2023 ficará marcado na história da Casa Legislativa.

“A vida é feita de ciclos, o encerramento de um marca imediatamente o início de outro. Este ano, vivemos grandes realizações, fiscalizamos, debatemos, legislamos e, sobretudo, construímos caminhos seguros para garantir a soberania do povo amazonense. Mantivemos nossas portas abertas, ouvindo as vozes dos municípios, dos bairros, ruas e casas, vozes que ecoaram de todo o Amazonas neste parlamento”, afirmou.

Citando exemplos de atividades legislativas, Roberto Cidade elencou a questão da defesa da recuperação da BR-319, a defesa da Zona Franca, a votação da reforma tributária e ações de diminuição de impacto da estiagem como bandeiras levantadas durante sua gestão.

“O Legislativo criou pontes entre os poderes Executivo e Judiciário, respeitando a soberania de cada um deles e, por eles, sendo fraternamente respeitado. Através dessa intermediação e negociação, alcançamos certamente, em grande parte, o êxito em muitos pleitos populares. A Assembleia Legislativa foi o palco com o seu dever para muitas categorias das mais diversas áreas e, lutando juntos, atuamos por suas causas”, continuou o deputado.

“Demonstramos nossa independência fraterna com Governo do Amazonas, ao receber, discutir e votar 146 Mensagens Governamentais esse ano, convidando os secretários de governo para ouvir e entender o que era proposto em cada uma delas. Este ano ficou marcado pela intensa produção legislativa de todos os parlamentares estaduais, foram 1.450 matérias legislativas e mais de 6.200 requerimentos que impactaram positivamente a vida dos amazonenses. Destaco a produção de meu gabinete, foram esse ano 127 Projetos de Lei, sendo 79 já sancionados pelo Executivo”, afirmou.

Procuradoria da Mulher

A deputada Alessandra Campêlo (Podemos) falou sobre as atividades da Procuradoria da Mulher no ano de 2023 e agradeceu o apoio recebido de Roberto Cidade para instalação e funcionamento do órgão. O presidente da Aleam enalteceu a Procuradoria da Mulher, afirmando que o trabalho do órgão mudou a vida das mulheres amazonenses vítimas de violência. “Quero registrar meu orgulho que sinto no trabalho da Procuradoria”, afirmou.

O deputado Sinésio Campos (PT) agradeceu o papel de pacificador e democrata do presidente da Assembleia Legislativa e elaborou uma lista de feitos realizados nesse ano. “Foi um ano de resultados. Recebemos a maior comenda que o parlamento de Tocantins possui, dialogamos no Parlamento Amazônico junto ao Congresso Nacional sobre as demandas da região, defendemos as pautas do interesse do Amazonas na União dos Legislativos e Legisladores (Unale), lutamos pela reforma da rodoviária de Manaus, contra a instalação do lixão no Tarumã e acompanhamos junto ao Ministério Público para que a prefeitura de Manaus se adeque à legislação ambiental”, elencou.

Segurança Pública

O deputado Comandante Dan (Podemos) citou o lançamento de seu livro “Do planejamento à tática”, sobre Segurança Pública e da sua atuação na presidência da Comissão de Segurança Pública da Aleam. “Fizemos Audiências Públicas em 33 municipais para ouvir o povo do Amazonas, nos bairros mais perigosos de Manaus e identificamos as necessidades para poder oferecer soluções aos poderes municipais, estaduais e municipais”, disse.

 

 

Da Redação, com informações da Aleam

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

RR: Relatora que irá julgar Denarium é escolhida no TSE

Em parecer enviado ao Tribunal Superior Eleitoral, a Procuradoria-Geral Eleitoral defendeu a cassação do governador de Roraima Antonio Denarium...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!