fevereiro 29, 2024 10:08

Base Arpão 2 é entregue para combater narcotráfico e crimes ambientais na calha do Rio Negro

spot_img

O Governo do Amazonas entregou, nesta quarta-feira (3), a Base Arpão 2. A estrutura vai ficar instalada no Rio Negro, na confluência com o Rio Branco, beneficiando os municípios da calha do rio Negro, dentre eles Barcelos, Novo Airão e Santa Isabel do Rio Negro. A Base Arpão 1 atua no Rio Solimões, entre Coari e Tefé.

A estrutura é equipada com armamentos e equipamentos de ponta, como metralhadoras Negev, drones e óculos de visão noturna, além do auxílio de lanchas blindadas e uma academia que vai ajudar na manutenção da performance dos agentes de segurança, e vai contar com um investimento de R$ 4,75 milhões.

“(Quero) reforçar o compromisso que a gente tem com a segurança no estado do Amazonas. Essa primeira ação do ano do governo é literalmente uma ação de impacto para que mais uma vez a gente possa continuar sufocando o tráfico, para que a gente possa continuar sufocando o crime”, destacou Wilson Lima.

Além da Arpão 2, outras duas bases serão deslocadas para novas áreas. São elas as bases fluviais Tiradentes e Paulo Pinto Nery. A Base Fluvial Tiradentes vai reforçar toda a calha dos rios do Alto Solimões, entre Tefé e Nova Olinda do Norte, até o município de Japurá.

A Base Fluvial Paulo Pinto Nery será deslocada para Itacoatiara, abrangendo áreas como Itacoatiara, Urucurituba, Maués, Autazes, Borba, Nova Olinda do Norte, além de Parintins e todos os municípios do rio Madeira.

Todas as bases atuam no combate aos crimes como o narcotráfico, biopirataria, extração ilegal de madeira, de areia, seixo, ouro, dentre outros. Para isso, as unidades contam com efetivos integrados da Polícia Militar do Amazonas, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnico-Científica. Além disso, a Base Fluvial Arpão 2 conta com o apoio das forças policiais de Roraima.

“A base vai dar mais segurança para a cidade de Manaus e vai ser colaborativo uma vez que a polícia de Roraima também vai embarcar, já que parte das drogas também ia para a Boa Vista”, avaliou o secretário da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida.

Henrique Souza, com informações de G1
Imagem: divulgação

Últimas Notícias

PF realiza operação contra fraudes em benefícios do INSS

A Superintendência da Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 29, em Manaus, a Operação Acta Passio, que visa...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!