fevereiro 21, 2026 06:05

Marina Silva retorna ao Amazonas para encontro em São Gabriel da Cachoeira

Quase três meses depois, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva vai voltar ao Amazonas, ainda sob a desconfiança dos amazonenses que ficaram chocados após declarações dela contrárias ao asfaltamento de trecho da BR-319 (Manaus-Porto Velho). A ministra visita o município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), onde vai participar nos dias 27 e 28. do Encontro Indígenas na Política, quando também deve ocorrer o lançamento da candidatura a prefeito de Marivelton Baré pelo Rede Sustentabilidade.

O município que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a segunda cidade com a maior população indígena do Brasil, vai contar com o lançamento da Cartilha de Política em 5 línguas originárias e formalização do Elo Indígena da Rede.

Na oportunidade o Rede Sustentabilidade do Amazonas vai realizar o lançamento da pré-candidatura de Marivelton Baré para o cargo de prefeito de São Gabriel nas eleições deste ano.

Cartilhas políticas em línguas indígenas

No encontro acontecerá o lançamentos das a Cartilha de Competências do Executivo e Legislativo Municipal em cinco línguas indígenas: Tikuna, Nheengatu, Kayapó, Wapichana e Guarani. O objetivo é promover uma educação política acessível.

De forma didática, a publicação explica o funcionamento da política no Brasil como parte da missão institucional de levar educação política e formar lideranças nas comunidades indígenas, em preparação para as eleições municipais deste ano.

Presença da Funai

Além de Marina Silva, O lançamento contará com a presença da Joenia Wapichana, presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e representantes de diversos povos indígenas, como: Marievelton Barroso, Vanda Witoto, Elias Marubo, Milena Kukama, André Baniwa, Ariene Susi, Mel Mura e Edson Kambebba.

Lançamento de pré-candidato

Marivelton Rodrigues Barroso, natural de Santa Isabel do Rio Negro, é um líder indígena do povo Baré. Ele é presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) e membro da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

“Puxão de orelha”

O senador do Amazonas, Omar Aziz (PSD) e o governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil), chegaram a criticar as declarações em rede nacional da ministra Marina Silva contra o asfaltamento do trecho do meio (400 quilômetros) da BR-319 (Manaus-Porto Velho). Omar Aziz afirmou que o pensamento de hoje sobre a BR-319 “é o mesmo de 20 anos atrás” e alegou que é preciso olhar a condição dos moradores da região. O senador chegou a chamar Marina Silva de retrógada, ao cobrar a conclusão das obras da rodovia que foi vetado por pareceres do Ibama, subordinado ao Ministério do Meio Ambiente.

Da Redação, com informações Real Time

Ilustração: Neto Ribeiro

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!