abril 20, 2024 22:19

Wilson Lima anuncia primeiras propostas aprovadas para gerar novos créditos de carbono

spot_img

O governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou as primeiras propostas aprovadas para gerar novos créditos de carbono em Unidades de Conservação (UC) Estaduais. Esses projetos vão envolver práticas de restauração florestal, turismo de base comunitária, bioeconomia e incentivo a cadeias produtivas locais e serão implementados nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Juma e do Rio Negro na tarde desta quarta-feira, 20. 

“Hoje é um dia histórico para o Amazonas porque a venda de crédito de carbono já é uma realidade. Esses projetos vão gerar, inicialmente no progresso de implantação, algo em torno de R$ 200 milhões”, disse o governador em vídeo publicado nas redes sociais. 

De acordo com Lima, 50% dos recursos captados irão para as comunidades para serem investidos diretamente nas unidades de conservação e os outros 50% serão destinados ao Fundo Estadual de Mudanças Climáticas.

A expectativa é gerar 28,5 toneladas de crédito de carbono. A partir disso, as empresas aprovadas estarão aptas a construir os projetos, em parceria com as comunidades e com o Estado. A estratégia compõe o Mercado de Carbono do Estado, que inclui ainda um Sistema Jurisdicional, focado na comercialização de créditos históricos, com 806,9 milhões de tCO2 e já disponíveis para venda e potencial de captar R$ 2,4 bilhões.

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder

Foto: Reprodução

 

 

Últimas Notícias

Lançamento da pré-candidatura de Maria do Carmo tem participação de Dallagnol

A pré canditada Maria do Carmo Seffair oficializou neste sábado (20) a sua candidatura a prefeitura de Manaus. O...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!