abril 29, 2024 14:57

Ilque Cunha cresce em Juruá, diz Pontual Pesquisas

spot_img

O Instituto Pontual Pesquisas realizou estudo eleitoral no município de Juruá (a 671 quilômetros de Manaus) entre os dias 23 a 26 de março. A pesquisa eleitoral teve registro no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) sob o número AM-03717/2024, obedecendo assim a legislação vigente e cumprindo o rigor metodológico necessário para atender às resoluções específicas.

A amostra teve 365 entrevistas presenciais, alcançando margem de erro de 5% com intervalo de confiança 95%.

Intenção de votos

O candidato Ilque Cunha destacou-se na pesquisa conquistando o primeiro lugar com 41,8% da preferência do eleitorado. Isso conferiu a ele vantagem sobre o atual secretário municipal de Educação, Ailton Damasceno, que obteve 34,9% das intenções de voto.

Já o ex-prefeito Tabira Ferreira alcançou 16,8%. Os indecisos representaram 5,8% do total, enquanto 0,7% afirmaram que votariam branco/nulo.

Na pesquisa eleitoral divulgada em fevereiro pela Pontual Pesquisas, o cenário da disputa para a Prefeitura era um pouco diferente. Ailton Damasceno liderava a corrida com 45%, enquanto Ilque Cunha tinha 37%. Já Tabira tinha 6,5% das intenções de voto. A margem de erro era de 5% com intervalo de confiança 95%. “A pesquisa tem margem de erro 5%, Juruá está em plena movimentação nas intenções de votos, mais estudos deverão ser realizados para captar essas movimentações”, afirma Eric Barbosa, responsável pela pesquisa.

Rejeição

O estudo mostra que o candidato à Prefeitura de Juruá menos rejeitado é Ilque Cunha com 16,5%.

Em contrapartida, o candidato Ailton Damasceno é o mais rejeitado com 35,7%. Em segundo lugar, está o ex-prefeito Tabira com 30,5%.

Indecisos somam 16,8% e branco/nulo somam 0,5%.

Decisão

Questionados sobre a decisão da escolha do candidato, 76,1% dos entrevistados responderam que estão decididos sobre em quem irão votar. Já 17% admitiram que podem mudar o voto, enquanto 6,9% não souberam opinar.

Estudo

Para fins de validação, o Instituto Pontual possui registro no Conre-7 sob nº 8260, com estatístico devidamente registrado sob nº 9079. As pesquisas realizadas pela Pontual são supervisionadas pelo Professor Mestre Eric Barbosa, especialista em pesquisas de opinião pública e diretor do Instituto Pontual Pesquisas – empresa especializada em pesquisas de opinião pública, mercado e eleitoral, com atuação desde 2016 nos estados da Região Norte do país.

A íntegra está aqui.

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder

Últimas Notícias

Novo cálculo do Fundeb 2023 deve engordar cofres dos municípios

O demonstrativo de ajuste anual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!