Com investimentos da ordem de US$ 10 bilhões, o Amazonas vai virar rota para integração do Brasil com outros países da América do Sul, por intermédio de Tabatinga (a 1.106 quilômetros de Manaus), que será um dos municípios fronteiriços a receber recursos do Governo Federal para implantação da eixo multimodal Manta-Manaus. O anúncio foi feito essa semana pelo deputado Sinésio Campos (PT), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
Sinésio Campos confirmou, ainda, a vinda ao Amazonas da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, na próxima terça-feira, 9, quando farão uma visita em Tabatinga.
“Eu entendo que tem que alfandegar o porto, Tabatinga é uma área “suframada” (faz parte da Suframa), é uma área de livre comércio e ali vai fazer com que produtos vindo da China e saindo da Zona Franca de Manaus pode ter ali uma Zona Franca ampliada na tríplice fronteira. Inclusive dando uma oportunidade as pessoas que moram lá”, avaliou.
Novo PAC
O Governo Federal estabeleceu cinco principais rotas para escoamento de produtos que vão receber investimentos do novo PAC o programa da prosseguimento ao projeto de integração da América do Sul e uma das rotas será o eixo multi modal Manta-Manaus e no total serão 124 obras em estados fronteiriços e Tabatinga foi um dos locais contemplados.
Manta-Manaus
O eixo multimodal Manta-Manaus é uma rota alternativa, que permite integração do Amazonas com o Oceano Pacífico, sem depender do Canal do Panamá. Conforme a proposta, a mercadoria é transportada por navio ou balsa da Ásia até o porto de Manta, no Equador.
A seguir, encaminhada, por meio rodoviário, até Providência, também no Equador, seguindo em balsas até Letícia, na Colômbia. Em seguida, passa pelo porto de Tabatinga até chegar ao porto de Manaus.
Hoje, com a rota que utiliza o canal do Panamá, o transporte de produtos que vem da Ásia leva de 41 a 60 dias. Com a rota via Manta, a duração passa a ser de 31 a 35 dias, uma redução de até 25 dias no trajeto, reduzindo os custos logísticos.
A nova rota deve aumentar a competitividade dos produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus (PIM), pois parte dos insumos utilizados são importados da Ásia.
Tabatinga foi escolhida como um dos pontos estratégicos para o projeto, por estar localizada na área da tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru.
Da Redação, com informações da Aleam
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