abril 29, 2024 15:01

Entenda o cálculo do Quociente Eleitoral para Câmara Municipal de Manaus 

spot_img

O Quociente Eleitoral (QE) é decisivo para os candidatos das Eleições Municipais de 2024 conseguirem uma das 41 cadeiras na Câmara Municipal de Manaus. Desde o pleito de 2022, ele é um dos “protagonistas” do pleito, uma vez que as coligações foram extintas. 

Para o cálculo do quociente eleitoral, leva-se em consideração apenas os votos válidos para cada cargo na eleição. Por sua vez, o voto válido é a somatória do voto nominal (quando o eleitor escolhe o candidato ou candidata) com o voto de legenda (quando o eleitor escolhe apenas o partido ou coligação). Com esse dado, o  quociente eleitoral (QE) é feito dividindo-se o número de votos válidos apurados pelos lugares a preencher nas respectivas Casas Legislativas. Neste caso, a da Câmara Municipal de Manaus. 

O Portal O Poder considerou os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nas eleições municipais de 2020, somando votantes e ausentes, Manaus tinha o total de 992.298 eleitores. Atualmente, a capital amazonense tem 1.434.915 eleitores. Houve um aumento significativo. 

Para o cálculo, leva-se em consideração apenas os votos válidos, retirando-se os brancos e nulos, portanto, o número seria de 1.304.3387 eleitores, correspondente aos 91% de eleitores que realmente votam. Em seguida, divide-se pelos 41 lugares na CMM, chegando ao número mínimo que cada legenda tem que conseguir para ter 1 cadeira no plenário Adriano Jorge. 

Veja o cálculo a seguir:

Mesmo que o candidato tenha um bom número de votos, é essencial que o partido atinja os 31 mil votos exigidos pelo quociente eleitoral. Por exemplo, em 2020, a “bancada das manas” conseguiu um excelente número de 7.662 votos, mas o partido PSOL não conseguiu atingir o quociente, deixando-as sem mandato.

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Portal O Poder 

Últimas Notícias

Novo cálculo do Fundeb 2023 deve engordar cofres dos municípios

O demonstrativo de ajuste anual do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!