O prefeito de Itacoatiara (a 175 quilômetros de Manaus), Mário Abrahim (PSC), foi multado pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), no valor de R$ 13.654,39, por intermédio do Processo nº 15548/2023, após cumprimento de decisão nos termos regimentais de Representação com pedido de Medida Cautelar, interposta pelo Ministério Público de Contas (MPC).
A decorrente é da noticia fato, com pedido de providência, realizada por David Andrade de Moreira, em desfavor do prefeito, para apuração de possíveis irregularidades a cerca do evento ExpoFest realizada em outubro do ano passado. De acordo com o TCE-AM, o processo foi acatado haja vista a ilegitimidade do gasto público em decorrência das situações fatídicas existentes no município de Itacoatiara, bem com como a face da ausência da divulgação das informações atinentes às contratações de domínio público de transferência do município.
Providências
Em outubro do ano passado, conforme divulgado pelo Portal O Poder, o TCE-AM, já havia cobrado explicações do prefeito Mário Abrahim sobre o evento. Na época, o gestor teve o prazo de 24 horas para explicar as despesas referentes ao evento, que teve exposições agropecuárias e shows dos artistas nacionais Xand Avião, Pablo do Arrocha e João Gomes, no Centro de Eventos Juracema Holanda.
Atrações nacionais
Enquanto Itacoatiara sofria no ano passado com a severa estiagem dos rios no Amazonas, o prefeito Mário Abrahim (PSC) gastava R$ 1.250.000,00. De acordo com o Despacho de Homologação de Inexigibilidade (sem licitação), o montante pagou a contratação dos cantores Xand Avião, Pablo do Arrocha e João Gomes.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Reprodução