dezembro 11, 2024 17:32

Investimentos na BR-364 devem ‘ajudar’ BR-319

Segundo informações de técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), um helicóptero especial equipado com tecnologia de Laser Scan saiu de Porto Velho para realizar um levantamento aerofotogramétrico ao longo de aproximadamente 700 quilômetros da BR-364 até Vilhena.

Além disso, um caminhão com equipamento capaz de analisar o solo até 30 metros de profundidade percorreu o mesmo trecho.

Essa mobilização foi coordenada pelo Ministério dos Transportes com o objetivo de obter um levantamento detalhado para o projeto de duplicação da principal rodovia federal do estado, que pode ser iniciado já no próximo ano.

Há indicações de que o Governo Federal poderá reunir investimentos públicos e privados na ordem de 1 bilhão de reais por ano, nos próximos oito anos, para viabilizar a nova estrutura da BR, que atualmente está na fase de projeto.

A segunda ponte sobre o Rio Jaru, em fase de conclusão, também faz parte deste conjunto de melhorias. O próximo passo é duplicar pelo menos 500 quilômetros da rodovia.

Além disso, estão planejadas a construção de viadutos, pontes e outras obras, todas projetadas com a mais avançada tecnologia, incluindo projetos em 3D.

Sustentabilidade ambiental

Em recente entrevista, o ministro dos Transportes, Renan Filho, revelou que a BR-319 será reconstruída com garantias de sustentabilidade ambiental. Além disso, disse que estão sendo realizados estudos para a concessão da duplicação da BR-364.

A rodovia federal que liga Manaus a Porto Velho, na região Norte do país, será reconstruída com medidas que vão assegurar a sustentabilidade ambiental, segundo o Ministro de Transportes.

Renan Filho também afirmou que reconstruir a BR-319 não envolve somente pavimentação. O verdadeiro desafio reside em assegurar a viabilidade ambiental da região.

A cidade de Manaus é a única capital do Brasil que está desconectada do sistema viário nacional por estradas asfaltadas.

 

 

Do AC 24 horas e G1

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