O governador Wilson Lima (União Brasil) participou na manhã desta sexta-feira, 7, da solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). Este ano, o tema debatido será “Valores, Justiça e Meio Ambiente: O papel dos órgãos de controle na gestão pública”. O seminário começou às 9h, no auditório da Corte de Contas.
Wilson Lima afirmou que cada um deve fazer uma reflexão do papel relacionado ao Meio Ambiente e o desenvolvimento sustentável e os recursos naturais. Ele disse que a pauta ambiental não é só do governo do Estado, nem somente do Legislativo, mas que é uma pauta comum a todos nós.
“Vivemos uma realidade que há 30 anos imaginava que ela chegaria com uma rapidez tão grande. A questão da preservação do meio ambiente e recursos naturais ela está atrelado ao nosso dia a dia e tem relação a decisão que você toma se você vai para o trabalho de carro ou de bicicleta. No uso racional da água, do papel, no processo de modernização das empresas e aqui no Amazonas estamos fazendo a nossa parte”, afirmou.
O governador disse ainda que infelizmente o Brasil e o mundo tem criado uma narrativa de caminhar na direção que a Amazônia é a culpada de tudo que tem acontecido nas mudanças climáticas. “E toda responsabilidade, carga e restrição tem que ser para a Amazônia. Infelizmente, nós somos destaque mundial quando tem uma queimada, um desmatamento. Como se aqui só vivessem selvagens e a gente não tivesse preocupado com isso aqui. Ninguém nesse planeta tem se preocupado em preservar a Amazônia do que nós que estamos aqui”, destacou afirmando que o Amazonas tem mais de 1 milhão de quilômetros quadrados e 97% da sua floresta está preservada.
A abertura do evento foi realizada pela presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins e pelo coordenador-geral da ECP, conselheiro Júlio Pinheiro. O evento vai contar com palestras do procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, do embaixador extraordinário para a mudança do clima Luiz Alberto Figueiredo e do consultor ambiental, Fábio Feldmann.
“O que estamos fazendo com o meio ambiente? Quanto tempo ainda temos? Não temos mais tempo a perder o meio ambiente precisa de mais ações efetivas que promovam conscientização sobre a responsabilidade ambiental. Por essa que o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, tendo uma saudável tradição realiza hoje mais um importante evento para marcar o ciclo de reflexões em torno da Semana do Meio Ambiente”, disse.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Augusto Costa