O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) vai investigar a Amazonas Energia S/A e cobrar a adequada implementação da política pública do Programa “Luz para Todos”, com adequado fornecimento de energia elétrica em cinco comunidades localizadas na zona rural de Manaus, entre elas indígenas.
De acordo com o MPAM, no Extrato de Portaria nº 0034/2024/51ªPJ, é a comunidade da Costa do Arara, onde será verificada como está a implementação da política do Programa “Luz para Todos” no adequado fornecimento de energia.
Já no Extrato de Portaria nº 0036/2024/51ªPJ, a comunidade investigada será a Costa do Tatu e Aldeia Tatuyo. O Extrato de Portaria nº 0037/2024/51ªPJ é referente a Associação Comunitária de Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Pagodão.
O documento afirma que o Extrato de Portaria nº 0038/2024/51ªPJ é referente a Comunidade Julião e o Extrato de Portaria nº 0039/2024/51ªPJ está direcionada a investigações na Comunidade Indígena Cipiá, umas das mais famosas em torno de Manaus.
Comunidade indígena
A comunidade indígena do Cipia é uma das mais tradicionais da zona rural de Manaus, principalmente no setor turístico, recebendo turistas nacionais e estrangeiros sendo muito visitada durante todo o ano. A comunidade também já foi visitada por membros do judiciário, entre outras personalidades e agora está na mira do MPAM para verificar se o local possui energia elétrica.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Reprodução