Dedei Lobo é reeleito em Humaitá com 37.13% dos votos
O atual prefeito de Humaitá (a 701 quilômetros de Manaus), Dedei Lobo União Brasil), e o vice-prefeito, Totinha (União Brasil), foram reeleitos no município, com 9.932 mil votos, chegando a marca de 37,13% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou o candidato Herivaneo Seixas (MDB), que obteve 8.959 mil votos.
Dedei Lobo é da coligação “Eu amo Humaitá”, composta pelos partidos Republicanos, PP, NOVO, PSB, União Brasil, PSD e Solidariedade.
Ainda concorreram ao pleito Alexandre Perote (PSDB), Amauri do Sindicato (Podemos) e Leandro Kairos (PL).
Toco Santana é o novo prefeito de Borba
Com uma boa vantagem, o candidato Toco Santana (Republicanos) é o novo prefeito de Borba (a 321 quilômetros de Manaus). Ele venceu as eleições, juntamente com o seu vice-prefeito Toinho Cidade (Republicanos), com mais de 10.923 mil votos, o que equivale a 54,81% da apuração total.
Em segundo lugar, ficou o candidato Nildo Colares (Mobiliza), da coligação “Com a força do povo”, com 7.475 mil votos. Colares tinha o apoio do atual prefeito Simão Peixoto (MDB) e dos partidos MDB, Mobiliza, DC e Avante.
O ex-vice prefeito Zé Pedro Graça (PSD) também disputou o pleito, mas não conseguiu vencer as eleições.
Professora Aracy vence as eleições para prefeito em Nova Olinda do Norte
Em outro município da Calha do Madeira, Nova Olinda do Norte (a 115 quilômetros de Manaus), a candidata Professora Aracy (MDB) e o vice-prefeito Cristian Martins (Republicanos), da coligação “Pelo Progresso do Povo, o Trabalho vai Continuar”, venceram a eleição. Eles tiveram mais de 8.579 mil votos e 51,80% das intenções de votos, com apoio dos partidos Republicanos, PDT, MDB, PRD e Mobiliza.
Na segunda colocação, ficou o candidato Joseias Lopes (PSD) da coligação “União por Nova Olinda”, formada pelos partidos PSD/Podemos/União Brasil/PL, com 7.415 mil dos votos e 44,17% das intenções de votos.
Lúcio Flávio é reeleito em Manicoré
O atual prefeito de Manicoré ( a 456 quilômetros de Manaus), Lúcio Flávio (PSD), e o vice-prefeito, Paulo Sérgio (Republicanos), da coligação “União do Bem de Manicoré, foram reeleitos com 18.488 mil votos, chegando a marca de 71,80% dos votos apurados%. Na segunda posição ficou a candidata Dra. Vera (Avante), da coligação “Manicoré para Todos”, com 7.260 mil votos.
Lúcio Flávio contou com o apoio dos partidos PSD, Podemos, PL, União Brasil, Federação PSDB Cidadania(PSDB/Cidadania).
Raiz é eleito prefeito em Novo Aripuanã
Numa disputa bem acirrada, definida voto a voto, o candidato Raiz (União Brasil) da coligação “União Continuando o Progresso”, foi eleito prefeito de Novo Aripuanã (a 228 quilômetros de Manaus), com 5.462 mil votos, juntamente com o seu vice-prefeito Dr. Higino Chíxaro (PSD).
Raiz foi apoiado pelos seguintes partidos PSD, Federação PSDB Cidadania (PSDB/Cidadania), Republicanos e União Brasil.
Na segunda posição ficou o candidato Peixotinho (PP) da coligação “A Vitória é do Povo”, que obteve 4.656 mil votos. Ainda disputou a eleição o candidato Dr. Vanderley Reis (PT).
Marquinhos Macil é o novo prefeito de Apuí
O candidato Marquinhos Macil (MDB) surpreendeu no pleito deste ano e foi eleito prefeito de Apuí (a 1.097 quilômetros de Manaus), com 3.874 mil votos que equivale a 42,73% dos votos válidos.
O atual prefeito de Apuí, Marcos Lise (União Brasil), da coligação “Unidos por Apuí”, ficou em segundo lugar reeleito com mais de 3.778 mil votos, sendo 41,67% das intenções de votos, juntamente com o seu vice-prefeito Renato do Sucunduri (PSD). Marcos Lise recebeu o apoio dos partidos PSD, Republicanos, PP e União Brasil.
Também concorreram Dr. Diegues (Avante), Dr. Paulo Mates (PL), Jaime do PT (PT) e Marquinhos Macil MDB) com xxx mil votos.
Augusto Costa, para O Poder
Ilustração: Neto Ribeiro