O Pleno do Superior Tribunal de Justiça elegeu, nesta terça-feira (15), os integrantes da lista tríplice com membros do Ministério Público que poderão integrar a Corte. A decisão caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que vai escolher um nome e apresentá-lo ao Senado para aprovação.
Os escolhidos na votação do STJ foram Sammy Barbosa do Ministério Público do Acre, Marluce Caldas, do MP-AL e Carlos Frederico, do Ministério Público Federal.
A vaga destinada a membros do MP foi aberta com a aposentadoria da ministra Laurita Vaz. A lista será encaminhada a Lula pelo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin.
Antes de tomar posse, o nome indicado pelo presidente será sabatinado pela CCJ no Senado e deve ser aprovado pelo Plenário da Casa. Mais cedo, o Pleno do STJ também formou lista tríplice para a vaga decorrente da aposentadoria da ministra Assusete Magalhães, destinada a membros dos Tribunais Regionais Federais.
A votação para a vaga destinada ao MP foi menos travada do que a destinada à magistratura federal. Logo no primeiro escrutínio, Sammy Barbosa e Marluce Caldas alcançaram a marca de 17 votos.
Com uma vaga restante, concorreram os dois candidatos de maior votação até então: Carlos Frederico Santos (MPF) e Raquel Dodge (MPF). Frederico levou a melhor, com 18 votos, contra 13 da adversária.
Em fevereiro deste ano, o Portal O Poder publicou que o procurador de Justiça Sammy Barbosa Lopes, do Ministério Público do Acre, estava bem avaliado e tinha o apoio do ministro do STJ, o amazonense Mauro Campbell. Em Brasília, a nomeação do magistrado pelo presidente Lula já é dada como certa.
Com informações do Conjur