fevereiro 4, 2026 15:46

Funai cria grupo técnico para delimitar terra indígena em Fonte Boa

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) instituiu um Grupo Técnico para delimitação da Terra Indígena Auati-Paraná, localizada em Fonte Boa. A Portaria n° 1.207, de 1° de novembro, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 13.

A criação do grupo atende à decisão judicial da Ação Civil Pública nº 0000622-86.2015.4.01.3202. A Funai estabeleceu uma equipe especializada para realizar estudos de natureza antropológica, etno-histórica, sociológica, jurídica, cartográfica e ambiental necessários para identificar e delimitar a região conhecida como Santa União, passando a ser denominada como Terra Indígena Auati-Paraná, que é reivindicada pelo povo Kokama.

Grupo Técnico

A equipe será liderada pela antropóloga Katiane Silva, doutora em antropologia e servidora convidada para coordenar a equipe.

O grupo contará, ainda, com a doutora em ecologia aplicada e especialista em questões ambientais, Katia Maria Pacheco dos Santos, e do Ph.D em ecologia, conservação e restauração de ecossistemas, Denis Conrado da Cruz, que atuará na área de cartografia.

Conforme a portaria, o grupo técnico terá 35 dias para realizar o trabalho de campo em Fonte Boa. Após o término, a equipe terá um prazo de 180 dias para a entrega do relatório.

As eventuais despesas serão custeadas por meio do Plano Operacional Identificação, Delimitação, Georeferenciamento e Regularização Fundiária de Terras Indígenas e de Reservas (PO002), Plano de Trabalho Resumido (PTRES) 232174 – Plano Interno 9069IDE, Centro de Custos 123G16.

 

 

Da Redação

Últimas Notícias

Oposição sinaliza que derrubada do veto do PL da Dosimetria pode ser usada como moeda de troca na CPMI do Banco Master

No Congresso Nacional está em curso uma operação para abafar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banco...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!