A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) instituiu um Grupo Técnico para delimitação da Terra Indígena Auati-Paraná, localizada em Fonte Boa. A Portaria n° 1.207, de 1° de novembro, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 13.
A criação do grupo atende à decisão judicial da Ação Civil Pública nº 0000622-86.2015.4.01.3202. A Funai estabeleceu uma equipe especializada para realizar estudos de natureza antropológica, etno-histórica, sociológica, jurídica, cartográfica e ambiental necessários para identificar e delimitar a região conhecida como Santa União, passando a ser denominada como Terra Indígena Auati-Paraná, que é reivindicada pelo povo Kokama.
Grupo Técnico
A equipe será liderada pela antropóloga Katiane Silva, doutora em antropologia e servidora convidada para coordenar a equipe.
O grupo contará, ainda, com a doutora em ecologia aplicada e especialista em questões ambientais, Katia Maria Pacheco dos Santos, e do Ph.D em ecologia, conservação e restauração de ecossistemas, Denis Conrado da Cruz, que atuará na área de cartografia.
Conforme a portaria, o grupo técnico terá 35 dias para realizar o trabalho de campo em Fonte Boa. Após o término, a equipe terá um prazo de 180 dias para a entrega do relatório.
As eventuais despesas serão custeadas por meio do Plano Operacional Identificação, Delimitação, Georeferenciamento e Regularização Fundiária de Terras Indígenas e de Reservas (PO002), Plano de Trabalho Resumido (PTRES) 232174 – Plano Interno 9069IDE, Centro de Custos 123G16.
Da Redação