janeiro 13, 2026 15:27

Após acatar medida cautelar, TCE-AM notifica prefeito de Carauari para apresentar justificativas

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) acatou, na última segunda-feira, 5, o pedido de medida cautelar que apontava possíveis irregularidades praticadas pela prefeitura de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus).

O pedido de representação foi formulado pela empresa J. A. B. Júnior, contra o prefeito José Airton Freitas Siqueira, e o agente de contratações, John Audrey Melo de Oliveira, por conta do pregão eletrônico nº 016/2025-SRP.

Conforme consta no documento, a empresa alegou que foi indevidamente inabilitada no processo licitatório por três motivos, sendo estes a ausência de Atestado de Capacidade Técnica específica para repelência a pombos, ausência de comprovação técnica da atividade de sanitização e a declaração inadequada quanto às exigências do local de execução do serviço.

A concorrente do certame alega que tem as qualificações para a realização do serviço e que comprovou especificamente a prestação do serviço indicado, mas não foi provido. A contratada para o serviço foi a Bio Limpo LTDA por um valor superior ao praticado pelo mercado.

O prefeito e o agente de contratação devem se manifestar no prazo de até cinco dias úteis para a apresentação de documentos e/ou justificativas sobre o caso.

Enquanto o TCE aguarda o posicionamento de Siqueira, a prefeitura terá que suspender o pregão e seus consectários, inclusive a suspensão imediata da celebração do contrato/ata de registro de preços e da emissão de serviço, em favor da empresa vencedora.

Confira decisão do TCE-AM aqui

 

Da Redação

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Com duplas Fachin-Moraes e Nunes-Mendonça, STF e TSE terão perfis distintos no ano eleitoral

As duas principais Cortes que podem analisar questões relacionadas às eleições terão formações com perfis distintos em seus comandos...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!