O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), vai promover o IX Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas (CICPP), nos dias 26 a 29 de maio, no Centro de Convenções Vasco Vasques. O evento visa debater soluções para os principais desafios ambientais e da gestão descentralizada.
Com temas centrais voltados para a agenda global, especialmente às vésperas da COP 30, Manaus sediará um evento que terá presenças como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, o cientista Carlo Nobre e a vice-presidente do Tribunal de Contas da Espanha, Dolores Genaro Moya.
O encontro é considerado um dos mais relevantes do país na área de controle externo. Com o tema “Desenvolvimento e Controle: Políticas Públicas Descentralizadas e a COP 30”, o Congresso busca fortalecer o papel dos Tribunais de Contas como agentes indutores de sustentabilidade, governança ambiental e controle preventivo.
Segundo a conselheira-presidente, Yara Amazônia Lins, o evento é “uma oportunidade histórica para a nossa região e para o Brasil”, citando o debate de temas tão urgentes para o mundo como controle ambiental e mudanças climáticas.
Os governadores Wilson Lima, do Amazonas, e Helder Barbalho, do Pará, estarão presentes e participarão de um painel sobre federação e políticas públicas. Nomes importantes, como o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital Rêgo, e o ministro da Educação Camilo Santana, também se farão presentes.
Com informações do TCE-AM