fevereiro 22, 2026 05:04

STF ouve cinco ex-ministros de Bolsonaro em caso do ‘golpe’

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tem, nesta quinta-feira (29), o terceiro dia de oitiva das testemunhas indicadas pela defesa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública de Jair Bolsonaro (PL).

Torres é citado como integrante do “núcleo 1” no julgamento sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022 –núcleo do qual, segundo as investigações, partiam as principais decisões e ações de impacto social. Os depoimentos serão feitos por videoconferência.

Serão ouvidos nesta manhã:

  • Adolfo Sachsida, ex-ministro de Minas e Energia de Bolsonaro;
  • Adler Anaximandro Cruz e Alves, procurador-federal;
  • Bruno Bianco, ex-AGU (Advocacia Geral da União) de Bolsonaro;
  • Celio Faria, ex-ministro da Secretaria de Governo de Bolsonaro;
  • Paulo Guedes, ex-ministro da Economia de Bolsonaro;
  • Wagner Rosário, ex-ministro da CGU (Controladoria Geral da União) de Bolsonaro.

Os depoimentos das testemunhas de Torres foram iniciados na última terça-feira (27) e continuarão até sexta-feira (30). Nesta semana, também serão ouvidas as testemunhas indicadas por Bolsonaro, pelo ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e pelo general Walter Braga Netto, todos réus na ação por tentativa de golpe.

Não há transmissão dos depoimentos. A imprensa acompanha a audiência por meio de um telão instalado no Supremo. Os jornalistas, no entanto, não podem gravar as declarações, por decisão do relator do caso, o ministro da Corte Alexandre de Moraes. O conteúdo será disponibilizado no processo depois que os depoimentos forem finalizados, em 2 de junho. Ao todo, serão 82 depoimentos.

A 1ª Turma do STF começou a ouvir em 19 de maio os depoimentos das testemunhas indicadas pelo núcleo principal da tentativa de golpe. Segundo a PGR (Procuradoria Geral da República), o grupo teria sido responsável por liderar a organização criminosa.

Este é o 1º passo da fase de instrução criminal da ação penal –momento de produção de provas diante do Judiciário. Além de ouvir as testemunhas, o colegiado também deverá produzir provas documentais e periciais solicitadas pela acusação e pela defesa e colher informações complementares para esclarecer fatos e circunstâncias apurados.

 

 

Com informações do Poder 360

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!