Após a retomada do julgamento para cassação do mandato do governador de Roraima, Antonio Denarium, e do vice, Edilson Damião, que ocorreu no dia 26 de agosto, houve pedido de vista do ministro André Mendonça e o julgamento foi suspenso.
Com o pedido de vista, o ministro Mendonça tem o prazo de 30 dias para análise dos autos. Esse prazo se encerra na próxima sexta-feira, 26, podendo ser prorrogado por mais 30 dias, caso seja solicitado pelo ministro. A relatora do caso, ministra Maria Isabel Galotti, proferiu o voto de cassação de mandato de ambos.
Denarium e o vice são acusados de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. O tempo para os ministros apresentarem o voto vista é estipulado pelo regimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Relembre o caso
Governador e vice já foram cassados quatro vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), sob acusações de compra de votos. Foi apontado que Denarium teria utilizado a máquina pública para realizar ações vedadas a agentes públicos durante o período de campanha eleitoral.
A ação ficou parada no TSE por 378 dias e retornou a julgamento para, possivelmente, definir o futuro do governador. Antes disso, a ministra chegou a pautar o julgamento, mas suspendeu-o em seguida.
Da Redação