fevereiro 22, 2026 11:46

RR: Ministro do TSE, André Mendonça, pede vista e salva Denarium de cassação

Na noite desta terça-feira, 26, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retornou à pauta de cassação dos mandatos do governador de Roraima, Antonio Denarium, e do vice-governador, Edilson Damião. O caso ganhou repercussão por ter sido paralisado em agosto do ano passado e não ter sido julgado desde então. Com o pedido de vista, o gestor ganha mais tempo no cargo de gestão.

O ministro André Mendonça pediu vista do processo. O julgamento deve retornar de acordo com o prazo do regimento do TSE, de 30 dias para análise dos autos, podendo ser prorrogado por mais 30 dias.

Governador e vice foram condenados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) por abuso de poder econômico e político nas Eleições Gerais de 2022. A Corte ainda decretou a inelegibilidade de Denarium por oito anos e determinou a realização de novas eleições para o governo de Roraima.

Estiveram presentes na sessão os ministros do TSE: Nunes Marques, André Mendonça, Isabel Gallotti (relatora), Estela Aranha, Floriano Peixoto, Vera Lúcia (substituta) e Carmen Lúcia (presidente). O vice-procurador-geral eleitoral Alexandre Espinosa também participou.

Entenda o caso

No ano passado, o julgamento iniciou com a leitura do relatório, elaborado pela ministra Isabel Gallotti, no qual detalhou o caso e destacou os princípios do contraditório e da ampla defesa. Houve também a sustentação oral dos advogados de defesa e acusação.

Denarium foi acusado por utilização da máquina pública para praticar ações proibidas para agentes públicos durante o período eleitoral, com o objetivo de obter vantagens políticas na disputa, e uso eleitoral dos programas sociais “Cesta da Família” e “Morar Melhor”.

 

Ludmila Dias, para o Portal O Poder

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!