outubro 15, 2025 15:46

Saída de Jacqueline movimenta CMM e possível sucessor é cotado

A vereadora Jacqueline (União Brasil) tomou posse na manhã de terça-feira, 14, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), assumindo o posto de deputada estadual em decorrência da saída de Joana Darc para a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet). O Secretário de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM), Caio André, pode assumir o cargo deixado pro Jacqueline na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Caio André, que já atuou na Casa, foi cotado por ser primeiro suplente do União Brasil. Vale ressaltar que o político afirmou, dias atrás, que continuaria como titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas. Informações indicam que ele pode tomar posse na próxima sexta-feira, 17, mas deve solicitar licença para continuar como secretário na SEC ou deverá assumir outra Pasta.

O segundo nome cotado para substituir Jacqueline na Câmara, com maiores probabilidades de assumir o cargo, é do ativista ambiental e protetor de animais, Amauri Gomes.

O Portal O Poder entrou em contato com a assessoria do partido, que não confirmou o nome do substituto na CMM.

Dança das cadeiras

O possível ingresso de novos vereadores e a saída de outros é previsto para os próximos dias. Iniciando com o vereador Rosinaldo Bual (Agir), que foi preso no início do mês de outubro. Até o momento, ele segue no cargo de vereador, mas pode perder o cargo por causa das acusações que enfrenta. O primeiro suplente de Bual é o ex-vereador Alonso Oliveira, atual Secretário Municipal de Trabalho e Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

Outro conhecido da CMM que pode retornar é Sassá da Construção (PT), visto que o vereador Jaildo dos Rodoviários (PV) teve o pedido de perda de mandato pelo Ministério Público Federal (MPF) solicitado.

A saída do vereador João Carlos (Republicanos) não aconteceu pois Silas Câmara (Republicanos) afirmou que não iria se ausentar das suas funções como deputado federal.

O vereador Elan Alencar (DC) teve mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) após a Corte recusar o recurso de candidata laranja do partido. A candidata que pode assumir o cargo é Glória Carratte, por atingir a quantidade mínima de votos para ser eleita.

 

Ludmila Dias, para o Portal O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

‘Quem manda são os vereadores’: Câmara de Itacoatiara expulsa repórter e ameaça algemá-lo

Os vereadores da Câmara Municipal de Itacoatiara expulsaram o repórter Melk Santos durante sessão plenária realizada na noite de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!