dezembro 30, 2025 01:47

Senado quer nova lei do impeachment antes do recesso

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pode colocar em votação ainda neste ano um projeto de lei que reformula a lei do impeachment.

A pauta virou prioridade da Casa após o ministro Gilmar Mendes limitar à PGR (Procuradoria-Geral da República) pedidos de impedimento de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

O Senado tem um projeto que trata sobre o assunto apresentado pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) em 2023. À época, não houve consenso e o tema não avançou.

A matéria está na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, sob a relatoria de Weverton Rocha (PDT-MA).

O texto estabelece, por exemplo, um prazo de até 30 dias para que o presidente da Câmara decida sobre a denúncia contra um presidente da República por crime de responsabilidade. Hoje, esses pedidos se acumulam na gaveta, sem uma definição por arquivamento ou por andamento.

O projeto também aumenta a lista de autoridades que podem ser denunciadas por crimes de responsabilidade.

O texto de Pacheco nasceu depois de debates de uma Comissão de Juristas, que teve como um dos integrantes o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

A finalidade foi “apresentar anteprojeto para atualização da Lei n° 1.079, de 10 de abril de 1950, que define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento”.

Foi essa lei o alvo da decisão do ministro Gilmar Mendes, que impede na prática que qualquer pessoa possa apresentar pedidos de impeachment contra autoridades como ministros da própria Suprema Corte.

A liminar de Gilmar ainda será analisada pelo plenário virtual do Supremo, entre os dias 12 e 19 de dezembro.

 

Da Redação com informações de CNN Brasil 

Foto: Divulgação

 

Últimas Notícias

Acareação sobre Banco Master expõe procedimento inusual no STF

As diligências determinadas pelo ministro Dias Toffoli na investigação sobre as fraudes do Banco Master expõem um procedimento considerado...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!