novembro 24, 2024 22:54

Deputados governistas desprezam decisão do TRE e acreditam que TSE inocentará Denarium

Roraima – Políticos aliados do governador cassado de Roraima, Antonio Denarium (PP), afirmam que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá entendimento diferente dos magistrados do Tribunal Eleitoral de Roraima (TRE). Desta forma, cassado por distribuir cestas básicas em ano eleitoral, será inocentado da conduta vedada.

Na semana passada, o presidente do Podemos em Roraima, Renato Silva, foi à Brasília conversar com a presidente nacional da sigla Renata Abreu. A movimentação chamou a atenção para uma possível reunião sobre a eleição suplementar. Contudo, fontes ligadas aos deputado afirmam que Silva descarta uma eleição suplementar e que o TSE livrará Denarium da cassação.

Da mesma forma que Renato não considera o julgamento do TRE-RR, outros aliados como a deputada estadual Catarina Guerra (UB) dizem respeitar a decisão dos magistrados, mas garante que essa decisão traz o caos para Roraima. A deputada de segundo mandato também garante que o entendimento do TSE será diferente e Denarium continuará no posto.

Simone na disputa?

Embora aliados do governador cassado não acreditarem na confirmação da cassação, eles defendem que Denarium escale a esposa, Simone Denarium, que ganhou de presente dos deputados o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), na disputa pela Governo.

Sem competência?

Da mesma forma que afirmam que Simone não tem competência para ser conselheira do TCE, especialistas também garantem que a esposa do governador não tem nenhuma habilidade e competência para ser governadora do Estado, mas seria uma marionete do grupo Denarista.

Republicanos se posicionando?

Por outro lado, o senador Mecias de Jesus, presidente estadual do Republicanos, movimentou os bastidores político ao comentar com aliados próximos que, confirmada a cassação de Denarium em Brasília, Sampaio poderia ser o candidato do partido ao Governo. O fato não teria sido bem recebido pelo governador, já que Mecias e Sampaio são considerados alguns dos principais aliados dele.

Liderança 

Enquanto governistas desmerecem o julgamento da Corte Eleitoral de Roraima, Teresa Surita se mantém como principal candidata a assumir o comando de Roraima no caso de uma eleição suplementar.

Cassação 

No dia 14 deste mês, após cerca de três horas e vinte minutos de debates, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) cassou o mandato do governador Antonio Denarium (PP) e o do vice Edilson Damião (Republicanos) por conduta vedada.

Contudo, Antonio Denarium permanece no cargo até que o Tribunal Regional Eleitoral (TSE) analise o caso. Votaram favoráveis a cassação os juízes uízes Felipe Bouzada, Joana Sarmento, Tânia Vasconcelos e a presidente do TRE, Elaine Bianchi. A ação teve três votos contrários: os juízes Francisco Guimarães, Ataliba Albuquerque e Luiz Alberto.

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!