novembro 24, 2024 08:40

Em Brasília, Sinésio Campos e Inmetro debatem qualidade dos medidores aéreos

O deputado Sinésio Campos (PT) participou de audiência na quinta-feira, 21, em Brasília, com o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), engenheiro Márcio André Brito. A reunião serviu para discutir a qualidade e a instalação dos medidores aéreos em Manaus pela concessionária Amazonas Energia. A poluição visual causada pelos aparelhos com fios expostos também tem sido alvo de críticas pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

O encontro também tratou sobre a eficiência dos medidores aéreos, já que o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) detectou diversas irregularidades nesses equipamentos, de acordo com informações repassadas pelo presidente do Inmetro.

Segundo Sinésio Campos, este fato levou à formação de novas frentes de trabalho com técnicos do Amazonas e do Rio de Janeiro para verificar se a concessionária está realizando a correção na instalação dos aparelhos. As equipes vão realizar os ensaios em campo para atestar o serviço.

“Aqui, na reunião em Brasília, ficou claro que os donos dos medidores aéreos, que são vendidos a vários estados do Brasil, afirmaram que há alterações de medições. Em outubro, será instalado no Amazonas um grupo de trabalho com técnicos do Rio de Janeiro e do Amazonas para averiguar exatamente essa cobrança indevida que os medidores aéreos estão fazendo aqui no nosso Estado”, afirmou.

Atualmente, a instalação dos medidores aéreos no Amazonas está suspensa pela Justiça, mas a concessionária defende a utilização do equipamento. A expectativa do parlamentar é de que os resultados dessa investigação possam trazer mais transparência para os consumidores. O Inmetro é que pode atestar a eficácia nas medições e assegurar se essa relação de consumo entre clientes e concessionária ocorre de forma justa.

O presidente do Inmetro, Márcio Brito, afirmou que conversou com os fabricantes dos medidores aéreos, que declararam existir uma perda na instalação, mas que deve ser corrigida com a concessionária. A fiscalização do Inmetro deve ocorrer na primeira quinzena de outubro e o resultado será divulgado no fim do mês.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!