fevereiro 22, 2026 17:14

Sem licitação, obra no porto de Humaitá custará R$ 11 milhões

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) no Amazonas, Orlando Fanaia Machado, autorizou, com aviso de dispensa de licitação, no valor de R$ 11 milhões, do Ato de Contratação Direta nº 90001/2023 do Processo 50600.024938/2023-29, a contratação da empresa Focus Empreendimentos  Ltda.

O objetivo é a elaboração do projeto “as built” de engenharia e execução das obras e/ou serviços emergenciais de recuperação naval do porto (IP4) no município de Humaitá (a 701 quilômetros de Manaus). A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 22. Conforme divulgado pelo Portal O Poder, já havia sido declarada no inicio do mês, situação de emergência no porto de Humaitá.

De acordo com a justificativa do projeto, as obras vão acontecer em função do avanço do desgaste das chapas de fundo, costado e espelhos(proa e popa) das Estruturas Navais (flutuantes intermediários e o cais flutuante ) e com o aumento do nível da água nas cavernas optou-se pela Dispensa de Licitação no intuito de resguardar o patrimônio público.

O porto é um dos menores do estado e o valor que vai ser gasto equivale a um terço do valor da obra de construção.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!