O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) empossou as desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha Jorge como presidente e vice-presidente, respectivamente, para o biênio 2025-2027. É a primeira vez que duas mulheres assumem a gestão da Corte de forma simultânea. A cerimônia de posse foi realizada nesta sexta-feira, 10, no Teatro Amazonas com a presença de diversas autoridades.
“O Poder Judiciário avança na participação feminina num lugar de poder e direção de um órgão. É um marco duas mulheres presidirem o TRE-AM”, disse Carla Reis em coletiva de imprensa antes da solenidade começar.
Nélia Caminha Jorge foi presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) no último biênio. Seu último ato à frente da Corte foi empossar o desembargador Jomar Fernandes nessa quinta-feira, 9. Além de vice-presidente do TRE-AM, ela exercerá a função de corregedora da Corte Eleitoral amazonense.
A nova gestão terá como principal desafio a organização das eleições gerais de 2026, quando os eleitores escolherão presidente da República, governador do Estado, deputados estaduais e federais, além dos representantes do Amazonas no Senado Federal.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Reprodução