novembro 24, 2024 03:01

Disputando o quinto mandato na CMM, Elias Emanuel ressalta que ‘eleição se ganha na construção coletiva’

Em mais uma rodada de entrevistas do Portal O Poder, nesta terça-feira, 3, com candidatos que concorrem as eleições municipais deste ano, o ex-secretário municipal e ex-líder do prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), o vereador Elias Emanuel (PSDB), fala sobre propostas caso seja reconduzido à cadeira da Câmara Municipal de Manaus (CMM) no pleito deste ano.

O parlamentar, que concorre ao quinto mandato, ao longo de 16 anos na Câmara Municipal, disse que também já foi líder da oposição, relator do Plano de Mobilidade Urbana, do Plano Diretor da cidade de Manaus, e entende que a política precisa de inovação.

“Inovação nem sempre quer dizer novos nomes. Mas, inovar é saber fazer política de forma inteligente e ouvindo a sociedade. Portanto, sou alguém que constrói mandato de maneira coletiva. Todas minhas iniciativas surgem de conversas com a sociedade. Por isso, hoje, de cabeça erguida, ficha limpa, com o trabalho que o povo de Manaus conhece, eu vou às ruas pedindo voto para minha reeleição”, disse o vereador.

Propostas

Elias Emanuel disse que, caso reeleito, terá como proposta direcionada para mãe que sofrem violência obstétrica.

“Fiz uma reunião no sábado passado, e recebi relatos de uma pessoa que informou que foi muito maltratada na hora do parto. Também ouvi de uma feirante que relata que foi mutilada de forma desnecessária. No próximo mandato, quero discutir o direito da mulher, quero apresentar propostas voltadas para as mulheres. Também pretendo discutir sobre emendas impositivas”, disse o vereador.

Elias Emanuel disse que no ápice da pandemia da Covid-19, o prefeito Arthur Neto chegou a propor que as emendas impositivas fossem direcionadas ao enfrentamento da doença, mas, o parlamentar resolveu manter suas emendas para diversas áreas, desde entidades que atendem pessoas em vulnerabilidade, até trabalhos de robóticas na capital.

O vereador ressaltou que, ninguém ganha a eleição durante a campanha. “Campanha se ganha na construção do mandato, na base com o eleitor. Vereador que busca reeleição não tem que prometer nada, tem que prestar contas. Se você não tiver trabalho, como poderá disputar uma reeleição”, questionou o parlamentar.

Ideologia

Sobre a ideologia de gênero nas escolas, Elias Emanuel, diz que descorda. “Não pode o Estado, que trabalha educação infantil, ficar observando o compartilhamento da criança para orientar qual será a escolha da criança, se será homossexual, ou lésbica, é papel da família trabalhar isso, não é papel do professor ou do médico”, disse o vereador.

Sobre as críticas relacionadas a atuação dos vereadores com o Poder Executivo, Elias Emanuel disse que a Câmara exerce o seu papel de legislar e fiscalizar. “O que me assombra é o tom generalista. Em todo segmento existem pessoas do bem e as que não são do bem. Por tanto, enxergo que a Câmara tem pessoas valorosas que podem apresentar um excelente trabalho no parlamento municipal”, disse.

Projetos

Elias Emanuel disse que é autor do teste da orelhinha e do olhinho, que atende previamente as crianças recém nascidas. Assim como iniciativas contra a marcha de combate a violência contra crianças e idosos, bem como a proposta que colocou no calendário a Marcha para Jesus.

O vereador ressaltou que faz mandato conversando com as pessoas, discutindo propostas e apresentando melhorias para a cidade de Manaus.

‘Máfia dos Caixões’

Sobre a investigação da ‘Máfia dos Caixões’, Elias Emanuel disse que achou estranha a investigação em ano eleitoral. “Fui secretário municipal da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de 2 de janeiro de 2017 a 5 de abril de 2018, e tive minhas contas referente a secretaria aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM)”, disse o vereador.

O parlamentar, apesar das críticas sobre o processo investigatório, disse que está à disposição dos órgãos de investigação e da população.

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Reprodução/Facebook

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!