Nesta quarta-feira, 2, a nomeação da professora Tanara Lauschner como reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi oficializada por meio do Diário Oficial da União (DOU). O decreto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
Tanara venceu por meio de eleição realizada em dois turnos. Com 52,86% dos votos, ela e o vice Geone Maia se comprometeram a proporcionar melhorias aos estudantes e servidores da universidade, destacando a importância de conhecer a necessidade de cada campus. Reitora e vice ocuparão o cargo durante o quadriênio 2024–2029.
Com posse prevista para sexta-feira, 4, Tanara é a segunda mulher a ocupar o cargo de reitora da Ufam, a primeira foi a professora Márcia Perales, que exerceu a função durante 2009 e 2017.
Histórico da reitora e do vice-reitor
Tanara Lauschner formou-se em Engenharia Elétrica no ano de 1998 pela Ufam, fez mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2002 e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 2010.
Atua como professora na Ufam desde 2002, foi pró-reitora de Inovação Tecnológica, diretora do Instituto de Computação/Ufam entre 2017 e 2021, é conselheira do Comitê Gestor da Internet – CGI.br desde 2017, do Conselho de Administração da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), do Conselho de Administração para Promoção de Excelência do Software Brasileiro Softex. Desenvolveu diversos projetos, em um deles atuou como consultora do Programa Meninas Digitais, incentivando a presença feminina na área da tecnologia.
Lauschner foi nomeada, em setembro, ao cargo de subsecretária de Ciência e Tecnologia para a Amazônia da Secretaria-Executiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ano passado, ela esteve presente na COP 29 no Azerbaijão, sendo uma das participantes do Painel “Bioeconomia e Desenvolvimento na Amazônia: Um caminho para a preservação e Industrialização Sustentável”, possuindo reconhecimento no exterior.
Geone Maia, vice de Tanara, graduou-se em Licenciatura em Química, em 2004, e tem mestrado em Química, concluído em 2007, ambos pela Ufam. Em 2013, concluiu o doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi coordenador do curso de Licenciatura em Ciências: Química e Biologia entre 2007 e 2009.
Maia coordenou o curso de Química Industrial entre 2013 e 2015 e foi Coordenador Acadêmico entre 2016 e 2019. Ele atua como professor desde 2006 e é diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia no campus de Itacoatiara.
Da Redação
Ilustração: Neto Ribeiro/O Poder