agosto 31, 2025 10:30

TRE-AM desaprova contas de candidata à Prefeitura de São Sebastião do Uatumã

A candidata a prefeita, Maria Girlane Barbosa de Vasconcelos e a candidata a vice-prefeita, Diana Prado da Costa, em São Sebastião do Uatumã (a 246 quilômetros de Manaus) tiveram suas contas desaprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

O motivo da desaprovação se deu por inconsistências referentes às despesas com material gráfico no valor de R$ 63 mil, sem a devida comprovação de distribuição dos impressos por meio de gastos com pessoal ou declaração de voluntariado.

Dra Girlane Vasconcelos, concorreu nas eleições municipais de 2024. As concorrentes ao cargo obtiveram 984 votos, um total de 15,31% do eleitorado do município, sendo a terceira chapa mais votada no município.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) aderiu integralmente às recomendações do parecer técnico e opinou pela desaprovação. O juiz da 27ª Zona Eleitoral de Urucará, Leonardo Mattedi Matarangas seguiu o parecer ministerial julgando como desaprovadas as contas da candidata a vice-prefeita.

Conforme decisão, é dever dos candidatos a comprovação da veracidade e a regularidade dos gastos realizados durante a campanha, especialmente os recursos públicos, como, por exemplo, o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). A falta de transparência contribui para a desaprovação das contas eleitorais.

As candidatas têm o prazo de três dias para que possam entrar com pedido de recurso.

 

Confira decisão do TRE-AM:

TRE- São Sebastião do Uatumã 07.07 (1)

 

Ludmila Dias, para o Portal O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Justiça Eleitoral cassa mandatos de prefeito e vice de Caapiranga por abuso de poder

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) divulgou nesta sexta-feira, 29, a determinação da 6ª Zona Eleitoral de Manacapuru pela cassação...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!