novembro 28, 2025 13:48

Congresso Nacional derruba vetos de Lula ao licenciamento ambiental

Na quinta-feira, 27, o Congresso Nacional derrubou vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no programa de refinanciamento das dívidas dos estados (Propag) e o novo marco de licenciamento ambiental.

A decisão aprofunda a crise entre o Palácio do Planalto e o Legislativo, deflagrada nos últimos dias com insatisfações recíprocas do governo com o Congresso.

O Profag oferece uma alternativa para os estados retomarem o pagamento de dívidas com a União. Já o marco de licenciamento ambiental prevê a flexibilização do processo de obtenção de licenças para algumas entidades e empreendimentos.

Segundo o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), o Planalto teve de costurar acordo com partidos da oposição. As mudanças beneficiam principalmente os estados mais endividados, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás.

Já no licenciamento ambiental, o governo conseguiu retirar apenas um ponto da votação — o artigo que cria uma licença ambiental especial (LAE) para projetos estratégicos, que será analisado na semana que vem em outro projeto.

Parlamentares favoráveis à derrubada afirmaram que as mudanças vão destravar obras e estimular o desenvolvimento econômico. “É uma lei equilibrada, que concilia preservação com desenvolvimento”, disse o senador Marcos Rogério (PL-RO).

Governo e ambientalistas, por outro lado, criticaram a derrubada dos vetos e alertaram para risco ambiental elevado. A avaliação do grupo é de que a medida representa um retrocesso na proteção do meio ambiente.

 

Com informações de G1

Últimas Notícias

Vice-prefeito de Maraã é denunciado por manter parentes como servidores fantasmas

Com o objetivo de preservar o patrimônio público, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) ajuizou uma ação civil pública...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!