fevereiro 16, 2026 17:55

Tensão política preocupa time de Lula, que admite risco no TSE após desfile

Mesmo com todos os cuidados e orientações repassadas a integrantes do governo, o desfile realizado na noite de ontem pela Acadêmicos de Niterói alimenta preocupações no time mais próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Fontes ouvidas pela CNN admitem o risco de um revés na Justiça Eleitoral.

Aliados de Lula negam que haja fundamento para a alegação de propaganda eleitoral antecipada. Em geral, os precedentes mais recentes no TSE em relação a esse tema apontam na direção de que só é de fato vedada a prática de o próprio pré-candidato pedir voto, seja em seu próprio favor ou contra seus adversários.

O temor, resumiu um aliado próximo do presidente, tem mais a ver com o forte clima de tensão institucional que paira sobre o Judiciário. Citando também os atritos provocados pelo caso Master, essa fonte avalia que a pressão política poderia, em última instância, pavimentar uma mudança no entendimento atual do TSE a respeito da propaganda eleitoral antecipada. E um endurecimento da visão do tribunal, prosseguiu essa fonte, teria impactos sobre toda a pré-campanha eleitoral.

Ontem, horas antes do desfile, aliados de Lula ainda contavam com a participação de Janja no desfile, substituída por Fafá de Belém. A participação da primeira-dama, em especial, era um dos fatores de preocupação na pré-campanha petista.

 

Da Redação com informações de CNN Brasil

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Últimas Notícias

Lula ignora críticas e celebra após Carnaval no Rio: ‘Foi lindo’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a se manifestar sobre sua participação na abertura dos desfiles...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!