outubro 26, 2024 13:35

Disputando a reeleição em Santa Isabel, prefeito tem candidatura indeferida três dias antes do pleito

Há 3 dias da eleição, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) indeferiu a candidatura de Araildo Mendes do Nascimento, atual prefeito de Santa Isabel do Rio Negro e candidato à reeleição.

A decisão da Justiça Eleitoral vem após Araildo Mendes ter assumido a prefeitura do município em setembro de 2016 após a cassação dos mandatos dos então prefeito e vice do munícipio, Mariolino Siqueira de Oliveira e Cornélio Dimas de Albuquerque, respectivamente.

Araildo, à época era o candidato da segunda chapa mais votada nas eleições de 2012 e foi empossado do cargo pois a gestão foi condenada por abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos financeiros para a campanha eleitoral em que foram eleitos.

De acordo com o relator do caso, desembargador eleitoral Márcio André Lopes Cavalcante, apesar de todas as alegações apresentadas, o fato de Araildo ter assumido a prefeitura ainda em 2016 configura que sua vitória das eleições do mesmo ano representaram uma reeleição e por consequente, o candidato não poderia disputar por mais um terceiro mandato seguido.

Relembre o caso

O prefeito de Santa Isabel do Rio Negro, Mariolino Siqueira de Oliveira, foi preso em maio de 2016, acusado de liderar uma organização criminosa dentro da prefeitura que teria desviado cerca de R$ 10 milhões da arrecadação da cidade. Ele e outras sete pessoas foram presas, dentre elas parentes e chefias dentro da gestão de Mariolino.

Denunciados pelo Ministério Público Estadual (MP-AM) e após investigação durante 1 ano, as prisões aconteceram durante a Operação Timbó, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

 

 

 

Sharon Marques, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

TCE-AM irá apurar irregularidades no concurso da Prefeitura de Apuí após subsecretário ser aprovado no certame

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) admitiu Representação com pedido de Medida Cautelar contra o prefeito de Apuí,...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!