dezembro 30, 2025 01:48

Novo presidente do Peru anuncia reforma da polícia

O novo presidente do Peru, Francisco Sagasti, ordenou na terça-feira,24 uma reforma da polícia, nomeou um novo comandante e enviou 15 generais para a reserva em resposta à violenta repressão a manifestantes durante o governo anterior, que durou menos de uma semana.

“Tomei a decisão de designar como novo comandante de polícia o general César Augusto Cervantes”, anunciou Sagasti em mensagem ao país exibida na televisão seis dias após assumir o poder. “Estas medidas têm por finalidade fortalecer a polícia”.

Cervantes substituiu o general Orlando Velasco, que estava no comando das forças de segurança desde 7 de agosto.

A mudança ocorre apesar de Velasco estar de licença médica durante os protestos contra o presidente anterior, Manuel Merino.

Duas pessoas morreram e mais de 100 foram feridas na repressão policial às manifestações em Lima, e Merino renunciou cinco dias após assumir o poder em substituição ao ex-presidente Martín Vizcarra, que foi destituído pelo Congresso.

Conteúdo: G1

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Acareação sobre Banco Master expõe procedimento inusual no STF

As diligências determinadas pelo ministro Dias Toffoli na investigação sobre as fraudes do Banco Master expõem um procedimento considerado...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!