fevereiro 22, 2026 01:16

MP recomenda transparência de gastos no enfrentamento da Covid-19 em Manicoré

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), deu 15 dias ao prefeito do município de Manicoré, distante 390 quilômetros de Manaus, Lúcio Flávio do Rosário (PSD), para divulgar em tempo real todas as contratações e aquisições realizadas como medidas contra a Covid-19.

A decisão foi divulgada no Diário Oficial do Ministério Público desta quinta-feira, 18.

De acordo com o documento, os gastos realizados anteriormente para o enfrentamento da pandemia também devem constar no portal de transparência, com as devidas licitações, documentos correspondentes, contratos e números de CNPJ. Além de prazos contratuais, objetos e qualidades contratadas, com os devidos valores individualizados e a fonte do custeio.

A prefeitura também foi intimada a justificar a escolha de seus fornecedores e dos preços aplicados nos casos de contratação por dispensa ou inexigibilidade, com itens detalhados.

O prefeito Lúcio Flávio deve apresentar, ainda, a elaboração de orçamento estimativo de contratações, tendo seus fornecedores devidamente atestados no procedimento administrativo.

As medidas adotadas também devem estar disponíveis em linguagem acessível ao público em geral.

Veja o documento aqui.

Outro lado 

A reportagem do Portal O Poder entrou em contato com prefeito Lúcio Flávio do Rosário, que assumiu a falta de transparência e disse que o Ministério Público tem total razão em cobrar a prestação de contas dos gastos.

Além disso, o prefeito afirmou que está com uma equipe nova e garantiu que já está corrigindo o erro.

“O Ministério Público tem razão. Isso é um erro e vamos corrigir. Eu tenho prazer em ser transparente, e me coloco à disposição”, disse.

 

 

Yasmim Araújo, para O Poder 

Foto: Reprodução

 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!