fevereiro 7, 2026 19:12

MPF investiga desabastecimento de remédios no Amazonas por parte do Ministério da Saúde

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), por meio do Ministério Público Federal (MPF), instaurou um inquérito civil para apurar eventual desabastecimento de medicamentos fornecidos pelo Ministério da Saúde (MS) ao Estado do Amazonas. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira, 8, no Diário Eletrônico do MPF.

O episódio ocorre em um momento crucial de combate à pandemia da Covid-19 no estado. Atualmente, o Amazonas se encontra na fase vermelha da classificação de risco, com números diminuindo na capital, mas com um aumento considerável nos interiores.

Conforme a publicação, o déficit na reposição dos medicamentos teria ameaçado a redução do risco de doença, entre outros agravos.

Ao instaurar o inquérito, o MPF considerou inadmissível que o Ministério da Saúde, que deve trabalhar na contenção de medidas públicas para garantir a manutenção da saúde coletiva, desfavoreça o estado com a falta de abastecimento em um momento grave de enfrentamento da pandemia da Covid-19.

 

Confira o documento:

 

 

Yasmim Araújo para O Poder

Foto: Marcello Casal Jr – Agência Brasil

Últimas Notícias

Trânsito em Parintins vira alvo de investigação do MPAM após denúncias

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou Procedimento Administrativo após representação eletrônica anônima, denunciando grave desordem no trânsito de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!