Nesta terça-feira, 16, a Coreia do Norte explodiu o escritório conjunto de coordenação de relações com a Coreia do Sul, localizado na cidade fronteiriça de Kaesong, as informações são do ministério da Unificação.
Ainda de acordo com o ministério, que trata das relações entre as duas Coreias, declarou que a explosão do escritório de Kaesong ocorreu às 14h49 no horário local (2h49 em Brasília). No entanto, minutos antes, a agência de imprensa sul-coreana Yonhap tinha relatado uma explosão no complexo industrial onde o escritório está localizado.
O escritório de ligação inter-coreano foi inaugurado em 2018 como parte de uma série de projetos que buscam minimizar as tensões entre as duas Coreias. Na estrutura, os escritórios eram separados para o Norte e o Sul, possuindo uma sala de conferências comum.
No local, ao menos 20 representantes de cada país trabalhavam, o complexo permanecia aberto as 24 horas do dia, durante todo o ano. Porém estava fechado desde janeiro diante da pandemia do novo coronavírus.
Conteúdo: G1
Foto: Jung Yeon-je/AFP