outubro 6, 2025 08:43

OMS diz que variante indiana já foi detectada em ao menos 53 países

De acordo com o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) publicado nesta quarta-feira, 26, a variante indiana do novo coronavírus, a B.1.617, já foi oficialmente detectada em 49 países e 4 territórios. Em relação ao informativo passado, são 8 novas áreas.

Conforme informações, de fontes não oficiais, recebidas pela organização, indicam que a variante B.1.617 foi encontrada em mais 7 países e territórios, incluindo nações que são referência no combate à pandemia, como China e Nova Zelândia, o que eleva o total de áreas afetadas para 60.

O documento aponta que a cepa B.1.617 é mais contagiosa e diminui a eficácia das vacinas da Pfizer e de Oxford/AstraZeneca, mas ainda é investigado se ela está relacionada a quadros mais graves de Covid-19 e se ela aumenta o risco de reinfecção.

Até o momento, a OMS classifica 4 cepas como “variantes de preocupação global” (conhecidas pela sigla VOC): a britânica (B.1.1.7), a sul-africana (B.1.351), a brasileira (P.1) e indiana (B .1.617).

“A evolução do vírus é esperada e, quanto mais o SARS-CoV-2 circula, mais oportunidades ele tem de evoluir”, alerta o relatório.

 

 

 

 

 

 

Conteúdo: G1

Foto: DANISH ISMAIL / REUTERS

Últimas Notícias

Prefeita de Manacapuru mira aliados ao culpar gestões passadas por bloqueio de contas

Um discurso polêmico da prefeita de Manacapuru, Valcileia Maciel (MDB), responsabilizou aliados políticos por bloqueios judiciais que a prefeitura...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!