abril 5, 2025 18:12

Realização de jogos da Copa América em Manaus divide vereadores

A realização de jogos da Copa América em Manaus dividiu a opinião dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), durante sessão plenária desta terça-feira, 1°. Os parlamentares cobram a imunização das pessoas antes de qualquer evento com grande dimensão.

O vereador Everton Assis (PSL) criticou a possibilidade do Brasil realizar a Copa América e Manaus ser uma das sedes da competição. Na avaliação do parlamentar, no momento, o país precisa de vacinas e não de partidas de futebol.

Everton afirmou que espera que o governador Wilson Lima (PSC) não permita que a capital seja uma das sedes dos jogos. “O Brasil e Manaus não precisam da Copa América.  O que precisamos é de vacinas. Tenho certeza que o governador não vai permitir que Manaus vá sediar a Copa América, temos outras prioridades. O que Manaus precisa é de vacinas. Quero chamar a atenção que mesmo quem tomou a primeira dose não baixe a guarda e continue com os cuidados”, afirmou.

Caio André (PSC) foi na esteira do colega e também afirmou que conversou com o governador Wilson Lima ontem sobre a possibilidade de Manaus receber os jogos. “Estive na sede do governo e fiz essa indagação ao governador Wilson Lima. Ele disse que não recebeu nada da CBF e Conmebol, mas demonstrava preocupação com o tema. E em Manaus a preocupação é a pandemia e a falta de vacinas para imunizar a população. É lógico que queremos que o futebol e as práticas esportivas voltem o mais rápido possível, mas no momento temos que nos precaver. Temos que vacinar o maior número de pessoas possíveis. Não é o momento da Copa América”, disse,

Raulzinho (PSDB) afirmou que não se pode fazer uma Copa América se Manaus não está preparada. “A Prefeitura de Manaus está fazendo todo esforço para vacinar. Será que Manaus tem segurança para sediar uma Copa América? No meu entendimento, não estamos preparados”, alfinetou.

Benefícios com a competição

O vereador Marcel Alexandre (Podemos) foi a favor da competição ser realizada no Brasil. Para o parlamentar, os países que realizarem eventos esportivos nesse período de pandemia vão receber mais vacinas. Além disso, serão cumpridos os protocolos e todos os atletas deverão estar imunizados.

“Sabemos que a maioria da população não quer. Mas estádios não estarão abertos para o público. Acho que a população vai mudar de ideia ao saber que a Copa América vai acompanhar o rito da Olimpíada no Japão e que os atletas serão vacinados. Pelo que eu sei, o país que sediar grandes eventos também recebe uma cota a mais de vacinas. Vamos ter a vantagem e receber vacinas, além da questão financeira que o país recebe”, defendeu.

Wallace Oliveira (Pros) concordou e defendeu a realização da Copa América. “A emissora falida (Rede Globo) que perdeu a os direitos de transmissão da Copa América é que está reclamando porque perdeu a concessão. Claro que a prioridade é vacinar. Se a Copa América acontecer e Manaus for uma das sedes, os protocolos serão cumpridos”, alfinetou.

O vereador Bessa (Solidariedade) também se manifestou a favor da Copa América e defendeu que Manaus seja uma das sedes. “Por que não pode ter se temos os estádios? Vamos ter todos os cuidados sanitários e o presidente Jair Bolsonaro já concordou. Os jogos do Campeonato Brasileiro em todas as divisões A, B, C e D estão acontecendo”, ressaltou.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação/CMM

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

 

 

Últimas Notícias

TCE-AM faz duras sanções na gestão de Ivon Rates em Envira

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) acatou Representação, com pedido de Medida Cautelar, formulada pela Câmara...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!