fevereiro 6, 2026 15:06

Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional na terra indígena Yanomami

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Funai na terra indígena Yanomami, maior reserva indígena em extensão territorial do Brasil.

A portaria foi publicada nesta segunda-feira, 14, no Diário Oficial da União e foi assinada pelo ministro Anderson Torres e tem validade de 90 dias, prorrogáveis.

A região fica às margens do rio Uraricoera, em Alto Alegre, norte de Roraima, e é palco de uma série de confrontos armados entre garimpeiros e povos indígenas desde o dia 10 de maio.

De acordo com o documento, o apoio das Forças Armadas busca atender “as atividades e os serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado”.

No fim do mês passado, o ministro do STF Luís Roberto Barro determinou que o governo federal tomasse imediatamente “todas as medidas necessárias” para proteger a vida, saúde e segurança de populações indígenas da Terras Indígenas Yanomami e Munduruku, em Jacareacanga, no Pará.

 

 

 

 

Conteúdo: O Antagonista

Foto: Leonardo Prado/ PGR 

Últimas Notícias

Justiça Eleitoral determina saída de mais da metade dos vereadores de Manaquiri após cassação

Seis vereadores do município de Manaquiri que tiveram os mandatos cassados após decisão por fraude à cota de gênero...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!