abril 29, 2025 07:28

Falta apenas uma assinatura para instalação da CPI da Pandemia da Aleam

A CPI da Pandemia da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) precisa de apenas mais uma assinatura para ser oficializadas pelos deputados. Até o momento, sete parlamentares já assinaram o documento declarando apoio à instalação oficial da Comissão que deve investigar a crise do oxigênio no Amazonas, entre outros fatos ocorridos durante a pandemia.

O deputado Dermilson Chagas (Podemos) afirmou nesta segunda-feira, 5, que Fausto Júnior (MDB) cumpriu a promessa e assinou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Segundo Chagas, Serafim Corrêa (PSB) e Dr. Gomes (PSC), que foram membros da CPI da Saúde da Aleam no ano passado,  ainda não assinaram a nova CPI.

“Está faltando apenas uma assinatura para completar as oito necessárias. É um direito deles (Serafim e Dr. Gomes), baseado nas suas razões e justificativas. Cada um tem um pensamento diferente do outro, o Gomes ele é enraizado ao governo. O Serafim não é a mesma coisa. Mas, o Gomes deve tudo ao governo”, afirmou.

Fausto Júnior assinou a CPI da Pandemia depois de propor três sugestões que devem ser investigadas. Entre sugestões do deputado estão investigação sobre a liberação e distribuição de vacinas na capital e interior, investigação do lockdown em Manaus e mais informações sobre a gestão do combate à pandemia no Amazonas.

“Estou conversando com os demais deputados que já assinaram o pedido de CPI. Quero incluir alguns pontos na investigação para tornar a Comissão mais precisa em seus trabalhos”, ressaltou Fausto Júnior.

A líder do governo do Estado na Aleam, deputada Joana Darc (PL), que retornou às atividades legislativas após licença-maternidade, confirmou para a reportagem que ainda não teve acesso ao pedido da CPI da Pandemia. “Eu preciso ler a CPI. Como voltei à ativa oficialmente essa semana, estou ficando a par ainda”, ressaltou.

Até o momento, já assinaram a CPI da Pandemia os deputados Dermilson Chagas e Wilker Barreto, ambos do Podemos, Nejmi Aziz (PSD), Delegado Péricles (PL), Ricardo Nicolau (PSD), o presidente do Parlamento Estadual, Roberto Cidade (PV) e Fausto Júnior (MDB).

O Portal O Poder entrou em contato com os deputados Serafim Corrêa e Dr. Gomes, mas até a publicação da matéria não obteve resposta.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

Últimas Notícias

Entidade alvo da PF por fraude no INSS contratou filho de Lewandowski

Uma das entidades investigadas pela Polícia Federal (PF) por envolvimento no bilionário esquema de fraude nos descontos sobre aposentadorias...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!