setembro 20, 2024 10:23

RR: Após pressão da OAB, Cascavel promete contratar médicos e abrir novos leitos de UTI

Roraima – Após pressão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RR), o secretário de Saúde de Roraima, Airton Cascavel, prometeu disponibilizar mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid e a contratação de mais médicos. No domingo, 4, o titular da Sesau esteve reunido com o presidente da OAB seccional de Roraima, Ednaldo Gomes Vidal. 

Na quinta-feira, 1º, a OAB protocolou um ofício para solicitar informações sobre a disponibilidade de leitos e recomendar a instalação e disponibilização, com urgência, de novas vagas na UTI e aquisição de medicamentos para o tratamento dos pacientes com Covid-19, internados nas unidades estaduais de saúde. 

De acordo com a OAB, as cópias das recomendações foram protocoladas junto à Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), requerendo providências e solicitando que a situação fosse acompanhada pelo órgão fiscalizador, em razão da gravidade da situação atual, tendo em vista as inúmeras denúncias recebidas de familiares de pacientes.  

O presidente da OAB Roraima informou que as denúncias apontavam que alguns pacientes estavam há mais de 48 horas no Hospital Geral de Roraima (HGR), sem acesso à UTI, por ausência de vagas. No último dia 2, a maior unidade hospitalar do Estado, que é referência para tratamento da Covid-19, atingiu 100% de ocupação das UTIs. 

“Mais uma vez, as poucas unidades do Estado estão sem espaço para atendimento, e a OAB, em defesa dos direitos transindividuais, com base no artigo 133 da Constituição Federal e Artigo 44, inciso I, da Lei 8.906/94, mais uma vez está presente defendendo os direitos da sociedade. É necessário disponibilizar estas vagas urgentemente, pois precisamos salvar vidas”, ponderou.  

Resultado 

Após a recomendação, o secretário de saúde informou que no sábado, 3, foram abertos cinco novos leitos de UTI, e que na tarde desse domingo mais cinco entraram em funcionamento. 

“A Secretaria de Saúde chamou médicos aprovados em exame seletivo para ocupar as vagas nas Unidades de Terapia Intensiva do estado, mas nem todos compareceram”, destacou a OAB, ao acrescentar que, diante desta situação, foram chamados profissionais de outros estados. 

No domingo chegaram a Boa Vista médicos de Curitiba (PR) e de Uberlândia (MG). Eles vão trabalhar em cinco novos leitos de UTI, que se somam aos cinco abertos ontem. Nesta segunda-feira, 5, chegam mais dez médicos, que vão atuar em outros dez novos leitos de UTI, a serem entregues na terça-feira, 6, segundo informações da OAB.  

Cenário 

O número de casos confirmados de coronavírus em Roraima chegou a 113.499 nesse domingo, conforme o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde. Nenhuma morte foi registrada, permanecendo em 1.756 óbitos. 

Conforme o  boletim, o percentual de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 97%. Os leitos de terapia semi-intensiva estão em 100% de ocupação no Hospital Geral de Roraima. 

Sesau 

Embora o secretário de Saúde tenha garantido que no sábado, 3, cinco leitos de UTI seriam disponibilizados e no domingo mais cinco, em resposta à demanda de O Poder nesta segunda-feira, 5, a assessoria de imprensa da Sesau informou que na semana passada foram abertos apenas cinco leitos de UTI no HGR.

A abertura destes leitos, segundo a pasta, é para garantir que a demanda de Covid-19 seja atendida com prioridade. A secretaria não confirmou se leitos foram disponibilizados no domingo como antecipou Cascavel e nesta terça-feira.  

“Esclarece ainda que o Governo de Roraima trabalha para formalizar a abertura de mais 20 leitos de UTI ainda nesta semana”, citou a nota enviada à redação. 

 

Da Redação, O Poder

Foto: Divulgação/Sesau

Últimas Notícias

Embarcações suspendem navegação nos rios do Amazonas

Diferentes tipos de embarcações suspenderam, temporariamente, a navegação nos rios do Amazonas, devido às dificuldades causadas pela estiagem. Apenas...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!