Roraima – Dias após entregar o comando da Companhia de Desenvolvimento do Estado (Codesaima) a advogada Isabela do Valle Matias, o governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido), deve fazer mais uma troca estratégica nos próximos dias na autarquia. Segundo fontes ligadas ao governo, a próxima mudança deve ocorrer na direção de habitação da pasta, que atualmente é ocupada por Renan Beckel.
O empresário da construção civil Rodrigo Ávila, marido da procuradora-geral do Ministério Público de Roraima (MPRR), Janaina Carneiro, é um dos nomes mais fortes para ocupar a vaga. O Executivo Estadual, inclusive, já teria sinalizado um convite, porém, até o momento, ainda não chegaram a um acordo.
Tratativas
Questionado sobre esta possibilidade, o empresário confirmou a O Poder nesta segunda-feira, 9, que está em tratativas com o governo, mas, sem nenhuma definição até o momento. Embora fontes garantam que a troca faz parte de uma estratégia política, Ávila garante que o convite não faz parte de nenhuma indicação política.
Nos bastidores também foi ventilado que seria uma articulação do deputado estadual Jalser Renier, que faz oposição ao governador Antonio Denarium e que está em declínio desde que perdeu o comando da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O Poder questionou o empresário se haveria essa articulação e se Jalser fazia parte, já que faz oposição a Denarium.
“Houve uma consulta quanto essa possibilidade [de ser o novo diretor de habitação], mas não tem nada a ver com o deputado estadual Jalser Renier [Solidariedade]. Se for efetivado o convite, será por critérios técnicos”, assegurou Ávila.
Outra mudança
No início deste mês, o governador trocou o então presidente da Codesaima Anastase Vaptistis Papoortzis pela advogada Isabela do Valle Matias, indicação feita pelo deputado estadual Janio Xingú (PSB). Ela assumiu o comando da pasta desde o dia 3 de agosto, conforme informou a assessoria de comunicação do Estado.
O que diz o governo
O Poder entrou em contato com o governo do Estado para questionar se, além de Rodrigo Ávila, outros nomes estavam sendo avaliados, quais critérios e qual a previsão para a mudança ser efetivada.
A Secretaria de Comunicação do Governo de Roraima se limitou a informar que “diferente dos gestores do primeiro e segundo escalões, a nomeação para a Presidência e demais Diretorias da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) ocorre por meio da publicação da ata da reunião do Conselho Administrativo da Companhia”.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação / Rede Social