janeiro 20, 2026 14:48

MPAM abre inquérito para investigar ex-prefeito de Humaitá por falta de transparência 

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) abriu Inquérito Civil (IC) para investigar o ex-prefeito de Humaitá, Herivaneo Vieira de Oliveira (PL), por falta de transparência. A informação foi divulgada no Diário Eletrônico do órgão ministerial, nessa quarta-feira, 18.

De acordo com o Diário, o IC vai apurar a prática de ato de improbidade administrativa em razão de o ex-prefeito ter negado a entrega de documentos e processos administrativos públicos à Associação Transparência Humaitá. Conforme a entidade, entre 2017 e 2019, houve o encaminhamento de diversos expedientes com a finalidade de ter acesso a documentos e processos administrativos públicos, mas o ex-prefeito não os disponibilizou.

Diante da negação de cumprimento ao dever de publicidade do ex-prefeito, a Associação Transparência Humaitá entrou com mandado de segurança ao Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), com pedido de obrigação de fazer a entrega dos autos dos procedimentos e documentos públicos, autuado como Processo n. 0003945- 80.2018.8.04.0000.

O promotor de Justiça Weslei Machado assinou o documento na última segunda-feira, 17.

 

Alessandra Aline Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Estados da oposição foram os mais dependentes da União em 2025

Os estados governados por partidos de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lideraram, em 2025, a...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!