fevereiro 21, 2026 12:20

MPAM apura demissões de profissionais da Saúde em São Gabriel da Cachoeira

Em primeiro lugar no ranking de malária no Amazonas, o prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Clóvis Moreira Saldanha (PT), também conhecido como “Curubão”, e o Secretário Municipal de Saúde, Fábio Sampaio, demitiram profissionais microscopistas que trabalhavam com o diagnóstico da doença no município. A informação consta em inquérito do Ministério Público do Amazonas (MPAM), publicado nessa quarta-feira, 18.

O órgão ministerial investiga as demissões e deu prazo de 15 dias para que o prefeito e o secretário municipal de Saúde expliquem as demissões dos servidores. O documento foi assinado pelo promotor de Justiça Paulo Alexander dos Santos Beriba, no último dia 9.

De acordo com MPAM, o inquérito foi instaurado a partir da manifestação recebida via Ouvidora do ministério e foi encaminhada à Promotoria de Justiça que, por sua vez, relata as supostas “demissões imprevistas” que aconteceram sem prévia comunicação dos profissionais microscopistas.

“É noticiado que o treinamento desses profissionais é de cerca de um ano, que o vínculo é precário e que o município é o primeiro no ranking de malária no Estado do Amazonas”, destacou a Promotoria de Justiça. 

Diante a situação, a Promotoria solicitou informações sobre todas as exonerações de profissionais microscopistas que exerciam suas atividades de forma específica com o diagnóstico de malária que ocorreram entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021.

“Devem informar qual o vínculo que possuíam com a Administração Pública, o tempo de serviço de cada profissional e a motivação de sua exoneração e quem são os profissionais que exercem essa atividade atualmente e qual vínculo possuem com a administração pública”, disse a promotoria.

 

Alessandra Aline Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!