abril 17, 2025 12:15

Comissão Processante notifica governador e vice e dá prazo de dez dias para apresentarem defesa

Cumprindo o cronograma da Comissão Especial do Impeachment da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) o governador Wilson Lima (PSC), e o vice-governador Carlos Almeida Filho (PTB) foram notificados nesta sexta-feira, 17, e a partir de agora terão dez dias para apresentar defesa prévia sobre a denúncia do presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), Mário Vianna, por crimes de responsabilidade e improbidade administrativa.

O primeiro a ser notificado foi Wilson Lima por volta de 10h23 desta sexta-feira na sede do governo do Estado no bairro Compensa, Zona Oeste.  Minutos depois, o vice, Carlos Almeida Filho, às 10h47, foi notificado na sua casa no bairro Ponta Negra, também na Zona Oeste de Manaus.

A partir desta etapa, o governador e o vice terão que provar que a denúncia contra eles não merece ser aceita pela Comissão Especial do Impeachment composta por 17 deputados estaduais em sua maioria (dez) membros da base governista na Aleam.

O advogado Luiz Viana que faz a defesa do vice-governador afirmou que a inclusão de Carlos Almeida em processo de impeachment “é uma situação que não encontra qualquer amparo jurídico porque a Lei nº 1.079/50 não prevê os vices nos crimes de responsabilidade”.

“É absurdo o pedido de impeachment de um vice-governador, alguém que está no cargo justamente para eventual substituição na ausência do titular”, explicou o advogado.

O Portal O Poder entrou em contato com a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) para saber como Wilson Lima vai proceder em sua defesa, via aplicativo de mensagens e por e-mail, ma até o fechamento desta edição não obteve resposta.

 

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

RR: Calote milionário de Denarium deixa 14 mil alunos sem transporte escolar

Empresários do setor de transporte escolar do estado de Roraima expõem um endividamento generalizado por parte do governador Antonio...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!