O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) multou a jornalista Liliane Araújo (PSL) por derrame de “santinho”. Os materiais ficaram espalhados em várias ruas próximas aos locais de votação, nas eleições gerais de 2018.
De acordo com o Tribunal, o Plenário da Corte Regional julgou procedente a representação, aplicando multa à representada no valor de R$ 2 mil. Diante a situação, o TRE-AM determinou a intimação da jornalista, no prazo de 30 dias, para realizar o pagamento da multa.
O documento foi assinado na manhã desta segunda-feira, 23, pelo presidente do TRE-AM, desembargador Wellington José de Araújo.
Eleição de 2018
Em 2018, a jornalista Liliane Araújo disputou pelo PSD (Partido Social Democrático) uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Porém, obteve 13.936 votos, ficando fora da Casa Legislativa.
Nota
Procurada pelo O Poder, a jornalista Liliane Araújo relatou que o processo é relativo ao pleito de 2018. À época, alguns “santinhos” da então candidata estavam “casados” com os de candidatos a deputado federal e a governo do Estado pelo mesmo partido ao qual era filiada.
“Recorremos da decisão porque não compactuamos com esse tipo de crime. O TRE manteve e fomos com recurso até o TSE, que entendeu por manter a multa, não significando que o derrame foi por mim praticado, mas por outros candidatos com quem eu tinha propaganda ‘casada’. Esses processos foram ajuizados contra praticamente todos os candidatos daquela eleição”, destacou a jornalista ao O Poder.
Leia mais:
Alessandra Aline Martins, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins