dezembro 29, 2025 17:00

Judiciário não tem condição de ser protagonista no combate à fake news, diz Barroso

Nesta segunda-feira, 27, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou que o Poder Judiciário não possui condição de assumir o protagonista no enfrentamento das fake news.

A declaração foi dada durante um debate sobre democracia e polarização promovido por O Globo.

“Havia uma certa fantasia de que o TSE ou o Judiciário iria ser o protagonista do enfrentamento às fake news. É uma ilusão. O Judiciário não tem condição de ser protagonista (…) por muitas razões. A primeira e mais óbvia é que a própria qualificação do que sejam as fake news já é muito difícil”, declarou Barroso.

“Elas têm condições de fazer um controle que não é de conteúdo, é um controle de comportamentos. E, portanto, você derruba os robôs, os bots, os perfis falsos, os comportamentos inautênticos, orquestrados, os impulsionamentos ilegais. É assim que você enfrenta fake news”, acrescentou o ministro.

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), também marcou presença no debate e concordou com as declarações de Barroso, citando o WhatsApp como uma plataforma que possui mais empecilhos de combater a desinformação.

“Às vezes você consegue pegar, um passou para outro, você pega o telefone de quem passou, mas fica uma pescaria difícil para você atingir o objetivo de limitar os ataques permanentes que passam pelas redes sociais e passam com muita força pelo WhatsApp”, afirmou o parlamentar.

 

 

 

 

 

 

Conteúdo: O Antagonista

Foto: José Cruz/Agência brasil

Últimas Notícias

Acareação sobre Banco Master expõe procedimento inusual no STF

As diligências determinadas pelo ministro Dias Toffoli na investigação sobre as fraudes do Banco Master expõem um procedimento considerado...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!